Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Cardiologia Preventiva, Destaques

A cirurgia bariátrica é capaz de reduzir o risco de eventos cardiovasculares em obesos? 

A resposta é sim. Pelo menos é o quê um recente estudo , conduzido por pesquisadores da conceituada clínica Mayo ( Rochester , Estados Unidos ) , constatou. Cerca de 197 pacientes , submetidos à cirurgia bariátrica , foram comparados com 163 pacientes obesos que não foram operados ( grupo de pacientes controle ).

Antes da cirurgia , o escore de Framingham , que serve para predizer o risco de infarto e de morte em 10 anos , era medido no grupo a ser submetido à cirurgia bariátrica e também no grupo dos pacientes controles. Esses valores eram semelhantes : 6,5% de risco para o grupo a ser operado e 7,1% para o grupo de controles. Passado vários meses após a cirurgia , o risco do grupo dos operados caiu de 6,5% para 3,5% ( uma redução do risco de 18 a 79% , com média de 45% ). No grupo de controles , esse risco  praticamente não se alterou , variando de 7,1% para 7,0%.

Os autores concluem que , embora a cirurgia bariátrica não tenha demonstrado de forma definitiva que diminui a incidência de infarto e de morte cardíaca , as perspectivas são animadoras , pois já sabemos atualmente o  seu impacto favorável sobre os fatores de risco cardiovascular e grau de risco cardiovascular , analisado através do escore de Framingham.

Fonte: Am J Cardiol ( 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br

Artigos relacionados