A ingestão de café pode proteger o coração? ( artigo comentado )

0
156

O consumo de café tem sido ligado a vários efeitos benéficos e prejudiciais a saúde, mas os dados acerca de sua relação com o risco de morte são escassos. Uma publicação da revista Annals of Internal Medicine , avaliou a associação entre o consumo de café e a mortalidade por doença cardiovascular , câncer e por todas as causas de morte . O estudo foi desenvolvido na Harvard School of Public Health e outras instituições médicas americanas.

Foram 18 anos de seguimento com homens e 24 anos com mulheres, sem história prévia de doença cardiovascular ou câncer. Os riscos relativos de morte , conforme as categorias de ingestão (menos de um copo por mês,  um copo por mês a 4 copos por semana, 5 a 7 copos semanais, 2 a 3 copos por dia, 4 a 5 copos diários e ≥ 6 copos por dia) , foram analisados.

Ocorreu uma relação  inversa entre o risco de morte por doença cardiovascular e a ingesta de café. Em contraste, o consumo de café não foi associado significativamente a risco de morte por câncer. A ingestão de café decafeinado reduziu levemente a mortalidade por doença cardiovascular e por todas as causas.Portanto, o consumo regular de café não se associou a aumento na taxa de mortalidade em homens e mulheres. A possibilidade de um modesto benefício do café sobre a mortalidade por todas as causas e por doença cardiovascular necessita de uma investigação futura.

Fonte: Annals of Internal Medicine ( 2008 )- Bibliomed.

Comentário: os achados desse estudo são contrários a crendice popular , que acredita que a ingesta de café pode ser nociva para o coração. No entanto, este tipo de estudo apresenta limitações e seus resultados devem ser analisados com cautela. Talvez o benefício encontrados nas pessoas com uma maior ingesta de café , possa ser atribuída a outros aspectos inernetes ao risco destes pacientes.

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here