A lipoaspiração não traz os mesmos benefícios que a redução do peso através da dieta , aponta estudo

0
69

Sabemos claramente que  a redução do peso corporal, acarreta uma melhoria dos fatores de risco cardíaco , com a hipertensão arterial , anormalidades do colesterol e os níveis de acúcar no sangue. No entanto , reduções do peso corporal , obtidas rapidamente através de uma lipoaspiração , não  conferem os mesmos benefícios obtidos através da redução de peso por meio de dietas com baixas calorias.

Essa é a constatação de pesquisadores da universidade de Washington ( Estados Unidos ). O autor avaliou o impacto da lipoaspiração em 15 mulheres , sendo 7 delas portadoras de diabete melito. Variáveis biológicas  , como os níveis de açúcar , pressão arterial , gorduras do sangue e a proteína C reativa ( prova de atividade inflamatória , indicativa de maior risco cardiovascular ) , não apresentaram melhoria , após o procedimento cirúrgico.

Os autores concluem que  a lipoaspiração , pode acarretar melhoria psicológica e estética , mas não altera o risco cardiometabólico , pois não afeta a gordura visceral ( intra-abdominal ) , a grande vilã no que diz respeito aos fatotres de risco cardiovascular e ao processo de aterosclerose ( desenvolvimento de placas de gordura na parede das artérias do coração e de outros orgãos ).

Fonte:New Eng J Med ( 2004 ).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here