A maioria dos caminhoneiros ingere álcool e anfetaminas, sugere estudo

0
135

Um estudo teve como objetivo  analisar a incidência do uso de álcool e anfetaminas entre os caminhoneiros de  estrada. Foram estudados 91 sujeitos, abordados em um posto de combustíveis na cidade de Passos (Minas Gerais), no mês de novembro de 2005.

Os dados dos participantes foram obtidos por meio de um questionário específico contendo 19 questões de múltipla escolha. Os resultados do estudo indicaram que 66% dos caminhoneiros usavam  anfetaminas (estimulantes usados para a perda de peso, conhecidos como “rebites”) durante os percursos de viagens, principalmente em postos de combustíveis (54%) à beira das rodovias.

O álcool era utilizado em algum  momento por 91% dos caminhoneiros estudados, dos quais 43% consumiam a bebida também nos postos de combustíveis. Os autores do estudo concluíram que há a necessidade de campanhas preventivas e informativas voltadas para esta categoria profissional nos postos de combustíveis e nas empresas de transportes, alertando sobre os riscos da ingestão dessas substâncias em seu período de trabalho.

Fonte: Revista de Saúde Pública.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here