Abuso sexual associa-se com doenças somáticas ao longo da vida, diz estudo

0
287

A literatura médica sugere que há uma associação entre a história de abuso sexual durante a vida, e o surgimento de sequelas somáticas.Um recente estudo validou esta associação.

Os dados do estudo foram coletados de estudos realizados no período de Janeiro de 1980 até dezembro de 2008.Os pesquisadores identificaram 23 estudos que incluíram um total de 4.640 indivíduos.

Houve uma associação significativa entre história de abuso sexual ao longo da vida e o diagnóstico de distúrbios funcionais gastrintestinais, dores crônicas inespecíficas, tensão emocional e dor pélvica crônica. Não houve uma associação estatisticamente significativa entre abuso sexual e fibromialgia, obesidade ou cefaléia.

Nos estudos em que o abuso sexual foi especificamente o estupro, houve uma associação positiva com fibromialgia, dor pélvica crônica e distúrbios gastrintestinais.

Os autores concluem que os dados disponíveis na literatura sugerem que há uma relação entre histórico de abuso sexual e múltiplas doenças somáticas.

Fonte:JAMA(2009).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here