Alimentos ricos em fibras protegem o coração

0
72

As doenças cardiovasculares  são  a principal causa de morte no Brasil e no mundo. A mais comum delas , é a doença das artérias coronárias ( desenvolvimento de placas de gordura nas artérias do coração ), a qual pode ocasionar infarto do miocárdio ( ataque cardíaco ) e outras condições graves.

Algumas condições fisiológicas, assim como um estilo de vida desregrado e fatores hereditários , podem colocar a pessoa sob um risco maior de uma doença cardiovascular. Os fatores de risco podem ser:

– Parâmetros fisiológicos alterados :  taxas elevadas de glicemia e colesterol ruim ou hipertensão arterial.

– Estilo de vida desregrado :  fumar, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, alimentação rica em gorduras e açúcares e pobre em fibras.

– Fatores hereditários ( história familiar de doença cradiovascular ).

As pessoas podem e devem tomar medidas para diminuir este risco. Uma alimentação saudável e equilibrada é determinante neste processo.As Fibras vêm apresentando um destaque significativo sendo classificada como um excelente fator protetor contra doenças cardiovasculares.

Segundo estudos conduzidos em Harvard, dietas ricas em fibras reduzem o risco de doença coronariana em 40%.As fibras solúveis presentes nas frutas, na aveia, na cevada, nas leguminosas (entre estas, a lentilha, o feijão, o grão-de-bico, a ervilha) e nas hortaliças,  quando consumidas em quantidades adequadas reduzem o colesterol plasmático em 10 a 20%, além disso as bactérias intestinais reduzem as fibras solúveis a ácidos graxos de cadeia curta que em alguns momentos bloqueia a síntese de colesterol no fígado.

Portanto aumentar o consumo alimentos ricos em fibras é uma excelente indicação.

Sugestões:                  

– Aumente o consumo de pães, cereais e farinhas de grãos integrais.·                  

-Aumente o consumo de vegetais, especialmente leguminosas e frutas com casca, sementes e caroços comestíveis.

-Consuma cereais com alta quantidade de fibras, por exemplo, a granola, barrinhas de cereais e frutas. Se necessário , inclua suplementos de fibras especialmente elaborados, já disponíveis no mercado.  

– Não se esqueça de aumentar também o consumo de líquidos durante o dia.

Dra. Ana Flávia Pinheiro- Nutricionista 

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here