Andar x Correr

0
104

"Andar é mais fácil porque a corrida exige um deslocamento maior do corpo, o peso é maior, exige a coordenação motora, as pessoas têm que estar mais condicionadas fisicamente, então por isso a corrida é mais difícil", explica Márcio Puga, professor de educação física há 33 anos.

Placar : andar 1 x 0 correr

E na hora de queimar aquelas indesejáveis gordurinhas, será que vale mais correr ou andar num ritmo mais rápido?

"Numa corrida de 30 minutos, você vai provavelmente gastar uma coisa em torno de 300 kcal, isso varia um pouco de acordo com o peso corporal. Na caminhada, metade desse valor para o mesmo tempo de exercício", contabiliza o fisiologista do exercício Cláudio Gil. Correr 30 minutos = 300 kcal . Andar 30 minutos = 150 kcal

Jogo empatado! andar 1 x 1 correr

E se a pessoa quiser ficar mais sarada, com o corpo definido?

"Considero a corrida a atividade mais completa, porque ela trabalha desde o pé, a parte de cima do tronco, coxa, trabalha as pernas, trabalha abdômen, trabalha o tronco", avalia Puga.

Mais uma coluna dois: andar 1 x 2 correr. A corrida dispara na frente!

Mas calma! Pé no freio, porque o duelo ainda não chegou ao fim! Vamos saber agora qual atividade protege mais o corpo de lesões.

"A caminhada acelerada é melhor porque promove os mesmos benefícios que uma corrida, porém expondo menos as articulações", afirma Wilen Heil Silva, diretor do Conselho Regional de Fisioterapia do Rio de Janeiro."Na corrida você produz um impacto maior, deixando vulnerável a articulação do joelho, por uma falência do menisco, na coluna, por uma falência do disco, e no tendão de aquiles, que também sofre muito nos corredores de longa distância", comenta Luiz Antonio Martins Vieira, chefe de medicina desportiva do INTO.

Placar : andar 2 x 2 correr! E não é que empatou de novo? E agora?

Não seja por isso! Vamos desempatar esse duelo com um último quesito! Qual atividade é mais benéfica pra saúde de um modo geral?

"Na grande maioria das vezes a corrida é a forma mais indicada de exercício pra saúde. Primeiro, o coração vai ficar mais forte. Melhoramos nossa respiração, melhoramos nossos músculos", recomenda Cláudio Gil.

Placar final: andar 2 x 3 correr. Venceu a corrida!

Mas atenção!

"Antes de você correr, é importante que você passe por uma avaliação médica bem criteriosa, que você procure um profissional de educação física para fazer um planejamento do seu treinamento. Deve ainda , verificar se é mais adequado pra sua realidade fazer caminhadas ou fazer corridas", alerta Paulo Figueiredo, professor de educação física da UFRJ."Mesmo pra caminhar, a gente recomenda o uso de um tênis de corrida", diz Luiz Antonio.E se você, por motivo de saúde, não puder correr, nunca esqueça que caminhar num ritmo acelerado durante meia hora, todo dia, já é um belo passaporte para uma vida mais longa e saudável. Reduz em 35%, a chance do infarto do miocárdio.

Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico

www.portaldocoracao.com.br

 Fonte: Rede Globo/ Fantástico 11.03.07

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here