Aneurisma do septo interatrial

0
2700

O aneurisma do septo interatrial é uma anormalidade de importância clínica incerta. O septo interatrial é a estrutura que separa o átrio direito do átrio esquerdo, as câmaras cardíacas menores e superiores do coração.

Recentemente tem sido objeto de estudos em adultos como um fator causal do acidente vascular cerebral isquêmico (derrame cerebral).

Sua origem permanece incerta, mas a presença de tecido conjuntivo defeituoso no septo interatrial (estrutura que separa os átrios) ocasionaria o aneurisma.

O aneurisma do septo interatrial é melhor diagnosticado por meio da ecocardiografia transesofágica, embora possa ser suspeitado pelo ecocardiograma transtorácico. A possível explicação entre a associação do aneurisma do septo interatrial e o derrame cerebral poderia ser a embolia paradoxal (pela presença concomitante de um forame oval patente) e/ou adesão de um coágulo de sangue junto ao aneurisma.

O forame oval patente é uma estrutura que 30% da população possui no septo atrial. Esta abertura é necessária durante a fase gestacional. Em 70% das pessoas essa estrutura fecha-se ao longo do tempo, mas em 30% das pessoas ela permanece aberta.

O risco de permanecer com o forame oval patente é que ocorra uma embolização do sistema venoso ao sistema arterial, com complicações neurológicas, como a acidente vascular cerebral isquêmico.

Nessa última situação, um coágulo formado nas veias da perna migraria até o lado direito do coração, e através do forame oval patente atingiria o lado esquerdo do coração, e depois sairia do coração através da válvula aórtica, se alojando em uma vaso do cérebro, causando um derrame cerebral do tipo isquêmico.

O forame oval patente poderá ser fechado através de um procedimento percutâneo (uma prótese é implantada através uma veia da perna).

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here