O aneurisma do septo interatrial é uma anormalidade de importância clínica incerta. O septo interatrial é a estrutura que separa o átrio direito do átrio esquerdo, as câmaras cardíacas menores e superiores do coração.
Recentemente tem sido objeto de estudos em adultos como um fator causal do acidente vascular cerebral isquêmico (derrame cerebral).
Sua origem permanece incerta, mas a presença de tecido conjuntivo defeituoso no septo interatrial (estrutura que separa os átrios) ocasionaria o aneurisma.
O aneurisma do septo interatrial é melhor diagnosticado por meio da ecocardiografia transesofágica, embora possa ser suspeitado pelo ecocardiograma transtorácico. A possível explicação entre a associação do aneurisma do septo interatrial e o derrame cerebral poderia ser a embolia paradoxal (pela presença concomitante de um forame oval patente) e/ou adesão de um coágulo de sangue junto ao aneurisma.
O forame oval patente é uma estrutura que 30% da população possui no septo atrial. Esta abertura é necessária durante a fase gestacional. Em 70% das pessoas essa estrutura fecha-se ao longo do tempo, mas em 30% das pessoas ela permanece aberta.
O risco de permanecer com o forame oval patente é que ocorra uma embolização do sistema venoso ao sistema arterial, com complicações neurológicas, como a acidente vascular cerebral isquêmico.
Nessa última situação, um coágulo formado nas veias da perna migraria até o lado direito do coração, e através do forame oval patente atingiria o lado esquerdo do coração, e depois sairia do coração através da válvula aórtica, se alojando em uma vaso do cérebro, causando um derrame cerebral do tipo isquêmico.
O forame oval patente poderá ser fechado através de um procedimento percutâneo (uma prótese é implantada através uma veia da perna).
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…