Angioplastia coronariana com stent ou cirurgia de ponte de safena?

0
161

Recentemente , tivemos a publização do estudo SOS ( Stent Or Surgery ), cujo objetivo era comparar os resultados da angioplastia ( com stent ) , comparada  a cirurgia de ponte de safena ( revascularização miocárdica ) , em pacientes portadores de doença arterial coronariana ( placas de gordura nas artérias do coração ) . Esses pacientes apresentavam sintomas e tinham um comprometimento de mais de uma artéria coronária. Neste esudo, foram comparados 498 pacientes submetidos à angioplastia com stent com 500 pacientes submetidos a cirurgia de revascularização. Os pacientes foram acompanhados por cerca de seis anos.

Os resultados do estudo demonstraram que , ao final do período de acompanhamento , a mortalidade no grupo cirúrgico era de 6,8% e no grupo da angioplastia com stent de 10,9%. Os resultados do estudo, que favoreceram a cirurgia de revascularização , foram criticados , por que na população estudada , as taxas de sucesso da angioplastia eram menores do que havia  sido observado anteriormente em outros estudos. Outra limitação desse estudo , é que no grupo da angioplastia , usaram-se stents convencionais ( sem drogas ) , fato que pode ter piorado os resultados desse grupo. Outros estudos ( ARTS , MASS II e ERACI II ) , não encontraram diferenças na mortalidade entre as duas formas de tratamento. 

Com os dados atuais , tanto a angioplastia com stent como a cirurgia de ponte de safena , poderão ser utilizados em pacientes com doenças arterial coronariana de dois ou mais vasos , no entanto , a escolha por um ou outro método , deverá ser individualizada. 

Fonte: Circulation ( 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here