Anvisa restringe o uso de corantes em certas bebidas alcoólicas

0
68

A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de aromatizantes  e  corantes em licores, aperitivos e bebidas com graduação alcoólica de até 15%, derivadas da uva e do vinho. A restrição estabelece um limite máximo para aditivos alimentares em bebidas alcoólicas não fermentadas.  

"Certos tipos de bebidas alcoólicas podem induzir o consumidor ao engano”, afirma Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa. É que esses corantes e aromatizantes, em bebidas derivadas da uva e do vinho, permitem que licores, aperitivos e coquetéis fiquem com aspecto muito parecido com o vinho, explicou Maria Cecília Brito.Estes aromatizantes e corantes utilizados em tais bebidas, quando consumidos dentro de determinados padrões, não causam malefícios à saude.

Todo o processo de construção da nova norma foi feito com apoio do Ministério da Agricultura e participação de diferentes empresas e associações desse setor produtivo.A nova regulamentação da Anvisa é baseada em estudos internacionais sobre o uso de aditivos alimentares (substância adicionada intencionalmente aos alimentos para modificar suas características químicas, físicas ou sensoriais, a fim de exercer uma função tecnológica).

Fonte: Anvisa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here