Aparelho doméstico apresentam sensibilidade superior a 90% para o diagnóstico da apneia do sono, diz estudo

0
116

A  apneia obstrutiva do sono, melhor chamada de síndrome  da apneia obstrutiva do sono (SAOS), é caracterizada por um estreitamento recorrente, completo ou parcial, das vias aéreas respiratórias superiores  durante o período do sono.

O resultado deste processo são períodos de apneia (falta total da respiração), queda dos níveis de oxigênio no sangue e despertares frequentes, acarretando sonolência, irritabilidade e fadiga durante o dia.

Embora o exame padrão para o diagnóstico da SAOS seja a polissonografia (PSG), que apresenta o inconveniente do paciente ter que dormir em um laboratório do sono, novos aparelhos portáteis de uso domiciliar poderão ser muito úteis para o diagnóstico desta doença.

A utilização de aparelhos portáteis de monitorização respiratória (APMR) foi proposta para o diagnóstico da SAOS.

Um estudo teve como objetivo principal avaliar a acurácia dos APMR utilizados em casa para o diagnóstico da SAOS, comparando os seus resultados com o exame da PSG.

Os pacientes com suspeita de SAOS foram submetidos de forma aleatória a exames com APMR. Cento cinquenta e sete indivíduos (73% homens, com idade média de 45 anos)  foram estudados. Um total de 149 comparações foram consideradas válidas entre os exames feitos através de APMR  em laboratório e 121 exames com APMR realizados em casa. Comparados com a PSG, os exames realizados com APMR no laboratório demonstraram uma sensibilidade de 95,3% e especificidade de 75% para o diagnóstico de SAOS.

Os exames realizados com APMR no domicílio apresentaram uma sensibilidade de 96% e especificidade de 64%.

Os autores do estudo concluem que os APMR aumentarão as possibilidades de um diagnóstico correto e, consequentemente, um tratamento dos casos de SAOS em populações em todo o mundo.

Fonte: CHEST.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here