Atividade física moderada a vigorosa nas idades de 9 a 15 anos ( artigo comentado )

0
190

A falta de atividade física exerce um papel no aumento da obesidade na infância. Embora sejam recomendados pelo menos 60 minutos diários de atividade física moderada a vigorosa (AFMV), poucos estudos longitudinais determinaram os padrões recentes de atividade física de jovens.

Por isso, uma publicação do periódico American Journal of Epidemiology, analisou padrões e determinantes de AFMV nas idades de 9 a 15 anos. Crianças de 9 anos praticavam cerca de 3 horas diárias de AFMV nos dias úteis e fins de semana. AFMV nos dias úteis reduziu 38 min por ano, enquanto AFMV nos fins de semana diminuiu 41 min por ano. Adolescentes de 15 anos praticavam apenas 49 min diários de AFMV nos dias úteis e 35 min nos fins de semana. Garotos foram mais ativos que garotas, gastando 18 e 13 min por dia a mais em AFMV nos dias úteis e fins de semana, respectivamente.

A taxa de declínio da AFMV foi a mesma em ambos os sexos. A idade estimada na qual as garotas passaram a praticar menos de 60 min diários de AFMV nos dias úteis foi aproximadamente 13,1 anos e para garotos foi 14,7 anos. Nos finais de semana, estas idades foram 12,6 e 13,4 anos, respectivamente. Percebe-se, pois, que a prática de atividade física reduziu significativamente entre as idades de 9 e 15 anos.

Fonte: American Journal of Epidemiology (2008) www.bibliomed.com.br

Comentário: a atividade física em crianças e adolescentes , é parte fundamental de uma estratégia que visa prevenir a obesidade  nesta faixa etária. Este estudo interessante , nos alerta para o declínio das atividades físcas com o tempo. Cabe aos pais e educadores , estarem atentos a esses achados , estimulando estas pessoas a manterem uma atividade física semanal adequada.

Autor : Dr. Tufi Dippe Jr. ( cardiologista clínico ).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here