Atividade física , tempo para lazer e beber moderadamente , reduzem o risco de infarto do miocárdio e morte , aponta estudo

0
70

Um estudo realizado na Dinamarca , visou avaliar a influência combinada de tempo de lazer, atividade física e ingestão semanal de álcool sobre o risco de doença arterial coronariana fatal e todas as causas de mortalidade. Foi um estudo que incluiu 11.914 dinamarqueses, com idades igual ou superior a 20 anos e sem doença arterial coronariana ( presença de placas de gordura nas artérias do coração ) pré-existente. 

Durante o seguimento de 20 anos, ser fisicamente ativo ,  associou-se com uma menor taxa de risco de morte cardíaca e também de morte por todas as causas , em relação aos paciente fisicamente inativos. Além disso, a ingestão semanal de álcool foi inversamente associada com doença arterial coronariana fatal. 

O uso de álcool foi classificado como bebedores leves e abstêmios (menos de 1 dose por semana), bebedores moderados (uma a 14 doses por semana) e bebedores pesados (mais de 15 doses por semana). Dentro do nível de atividade física, os abstêmios tiveram o mais alto risco de doença arterial coronariana fatal , enquanto os abstêmios e os bebedores pesados tiveram o maior risco de morte por todas as causas.

Além disso, os fisicamente inativos , apresentaram a maior risco tanto de doença arterial coronariana fatal como de morte por todas as causas.  Assim, o risco de eventos foi menor entre os fisicamente ativos e que tinham uma ingestão moderada álcool. Os autores concluem que tempo de lazer para atividade física e ingestão moderada de álcool parecem importantes para diminuir o risco de evento coronariano fatal e morte.

Fonte: Eur Heart J ( 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here