Atividade remunerada protege mulheres menopausadas contra depressão, diz estudo

0
361

A depressão é um transtorno do humor que afeta cerca de 20% das mulheres em algum momento de suas vidas. Um estudo teve como objetivo principal determinar a ocorrência de depressão e ansiedade em mulheres após a menopausa, e os prováveis fatores responsáveis por sua ocorrência.

Uma das conclusões do estudo, foi que a atividade remunerada é um fator de proteção contra a depressão em mulheres menopausadas.

Um total de 93 mulheres menopausadas foram avaliadas no período de maio de 2006 até agosto de 2007. Mulheres em uso de terapia de reposição hormonal, ansiolíticos e antidepressivos, foram excluídas do estudo.Foram aplicados questionários com o objetivo de diagnosticar os sintomas de climatério, bem como,  avaliar o grau de ansiedade e depressão (HADS-A e inventário de Beck).

Após análise estatística dos dados, os autores do estudo concluíram que a média de prevalência de depressão entre as pacientes avaliadas foi de 36,8% enquanto que da ansiedade foi de 53%. Observou-se relação significativa entre a presença de sintomas climatéricos de intensidade moderada e o aparecimento dessas alterações do humor.

A depressão foi mais frequente em mulheres portadoras de ansiedade e insônia, sendo a atividade remunerada considerada fator de proteção. Os fatores de risco relacionados à ansiedade foram a presença de depressão  e os antecedentes de tensão pré-menstrual.

Fonte: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here