Aumenta o número de mortes por alcoolismo, alerta o Ministério da Saúde

0
146

O consumo abusivo de álcool mata ou debilita seus usuários em uma idade relativamente baixa. Existem mais de 60 doenças ou males relacionados à bebida.O câncer (boca, língua, esôfago, estômago e fígado) e  cirrose hepática (entre outros males do fígado) são duas das mais conhecidas.

A bebida pode provocar também  alterações no sangue, deficiência de vitaminas, doenças do pulmão, lesões cerebrais e doenças do coração. Além disso, relaciona-se ao álcool transtornos mentais e problemas muitas vezes conseqüentes da bebedeira, como a violência, acidentes de trânsito, homicídios e até suicídios.

Um estudo, feito pelo Ministério da Saúde, constatou que houve aumento no número de mortes por doenças relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. O número passou de 10,7 mortes por 100 mil habitantes, em 2000, para 12,64, em 2006, o que corresponde a uma elevação em 18,3%, em seis anos.

Os dados usados pela pesquisa foram retirados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) no Brasil, referentes aos anos de 2000 a 2006. Neste período, 92.946 óbitos tiveram como causa doenças relacionadasexclusivamente ao uso do álcool, e 146.349 mortes ocorreram por doenças associadas à ingestão da substância, entre outros fatores.

Fonte:Revista da AMP(2009).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here