Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Saúde Mental

Avalie o seu do grau de motivação para deixar de fumar 

A motivação favorece a reflexão para a tomada de decisões, algo que também diz respeito aos comportamentos relacionados ao consumo de drogas.  

Prochaska e DiClemente desenvolveram um modelo que descreve a prontidão para mudar como estágios de mudança pelos quais o indivíduo transita.  Esse modelo baseia-se no fato  de que toda a mudança de comportamento é um processo e que as pessoas têm diversos níveis de motivação, de prontidão para mudar. Os estágios de mudança quando os pacientes iniciam um tratamento para deixar de fumar são:

– Pré-contemplação:

Não há intenção de parar, nem mesmo uma crítica a respeito do conflito envolvendo o comportamento de fumar.

-Contemplação:

Há conscientização de que fumar é um problema, no entanto, há uma ambivalência quanto à perspectiva de mudança.

-Preparação:

Prepara-se para parar de fumar (quando o paciente aceita escolher uma estratégia para realizar a mudança de comportamento).

-Ação:

O indíviduo para de fumar (toma uma atitude que concretiza a mudança de comportamento).

-Manutenção:

O paciente deve aprender estratégias para prevenir a recaída e consolidar os ganhos obtidos durante a fase de ação. Neste estágio pode  ocorrer a finalização do processo de mudança ou a recaída. A motivação é uma condição imprescindível para iniciar o tratamento contra o tabagismo e a sua ausência praticamente elimina as expectativas de abstinência.

O estilo do profissional que assiste o fumante também pode influenciar o seu grau de motivação , sendo valorizados a afetuosidade, a autenticidade, o respeito e a empatia.

Fonte:Jornal Brasileiro de Pneumologia(2008).

www.portaldocoracao.com.br

 

 

Artigos relacionados