Baixo peso de nascimento e risco de hipertensão arterial

0
248

Crianças que nascem com baixo peso são mais propensas a desenvolverem hipertensão arterial quando expostas à uma dieta rica em sal ao longo de sua vida.

Essa é a conclusão de pesquisadores suiços que explicam o fenômeno dizendo que essas crianças  apresentam  rins de tamanho menor, aumentando a sua sensibilidade ao sal (sódio) e o seu risco  de desenvolver hipertensão arterial.

Os autores da pesquisa  estudaram 50 crianças de 7 até 15 anos de idade que tinham histórico de baixo peso na ocasião do seu nascimento.

Os pesquisadores submeteram essas crianças a uma dieta excessiva de sal e, depois, a uma monitorização da pressão arterial durante 24 horas.

Estes pesquisadores concluíram que estas crianças apresentavam uma sensibilidade maior à ingestão do sal, caracterizada por uma elevação da pressão arterial média durantes as 24 horas de monitorização.

Os autores  finalizam  dizendo que as crianças com baixo peso na ocasião do nascimento apresentavam uma maior sensibilidade ao sal e maior propensão para o desenvolvimento de hipertensão arterial, doença cardiovascular e doença renal.

Fonte: Hypertension.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here