Barriguinha afeta a função dos pulmões, diz estudo

0
162

Um estudo realizado por pesquisadores franceses ao longo de sete anos de acompanhamento com 121.965 homens e mulheres no Paris Investigations Préventives et Cliniques Center, analisou as diferentes associações entre danos à função pulmonar (avaliados pela prova de função pulmonar) e componentes específicos da síndrome metabólica.

A presença de hipertensão arterial primária, obesidade central (acima da cintura), resistência à ação da insulina (hormônio que permite a entrada do açúcar para dentro das células), elevação dos níveis de glicemia (açúcar no sangue) e dos triglicerídeos, associados com baixos níveis de HDL-colesterol ("colesterol bom"), são os componentes da síndrome metabólica. 

Os danos pulmonares foram associados à síndrome metabólica independente da idade, sexo, hábito de fumar, consumo de álcool, nível de educação, índice de massa corporal (IMC), atividades físicas e história prévia de doenças cardiovasculares. Alterações das gorduras do sangue (baixos níveis de HDL-colesterol e altos níveis de triglicérides), aumento da glicemia e da pressão arterial, obesidade abdominal (aumento da circunferência abdominal) são inversamente proporcionais à preservação da função pulmonar.

Os resultados mostram forte relação entre aumento da circunferência abdominal e diminuição da função pulmonar, independente de fatores de risco cardiovasculares maiores, incluindo índice de massa corporal e hábito de fumar. Estudos posteriores precisam analisar os mecanismos desta relação.

A obesidade central, abdominal ou visceral foi definida pela medida da circunferência abdominal. Quando maior que 88 cm para mulheres ou 102 cm para homens, foi caracterizado este tipo de distribuição da gordura entre os participantes.Atualmente, considera-se como ideal valores de 80 e 94 cm para mulheres e homens, respectivamente.

Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine (2009).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here