Cafeína durante a gravidez de ratazanas afeta o coração dos filhotes, diz experimento

0
136

Um recente experimento realizado com ratazanas prenhas, demonstrou que a infusão de cafeína  afetava  o  desenvolvimento  e a função do coração  de seus filhotes.

Os pesquisadores da universidade de Yale ( New Haven , Estados Unidos ) infundiram cafeína em ratazanas prenhas, até o oitavo dia da gravidez. Esse tempo corresponde ao primeiro trimestre da gestação em um ser humano,  período aonde as estruturas do organismo começam a se desenvolver ( período embrionário ).

A quantidade de cafeína injetada nas ratazanas,  correspondia a duas xícaras de café por dia em seres humanos. Após o nascimento dos filhotes, por volta da décima semana  (que corresponde ao início da idade adulta no homem) , o coração dos filhotes era avaliado através de um ecocardiograma   (exame que avalia o coração através de ondas de ultrassom). A  função  cardíaca dos filhotes de ratazanas submetidas as injeções de cafeína, estava reduzida em cerca de 35%, quando comparados aos filhotes do grupo controle.

Os autores do estudo sugerem que novas pesquisas sejam realizadas, para avaliar o efeito e a segurança da ingestão de cafeína  no primeiro trimestre de gestação em seres humanos.

Fonte: FASEB Journal ( 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here