Carnaval: Como manter a energia sem afetar a sua saúde?

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O carnaval é uma festa tipicamente brasileira que agita e anima milhares de pessoas não só do Brasil, mas do mundo todo. São no mínimo quatro dias de intenso estimulo físico para o corpo em um clima quente, típico do verão.

Tem quem gente que se prepara durante todo o ano para este momento, porém muitos despreparados podem se surpreender com o cansaço e não dar conta do recado. Tomar alguns cuidados com a alimentação e o descanso do corpo são fundamentais, garantindo que as pessoas possam realmente aproveitar todos os dias do carnaval conforme o esperado.

Aproveitar o carnaval com saúde é possível, basta alguns cuidados:

– Nunca saia para a folia do carnaval em jejum. A demanda energética do corpo é muito maior com o estímulo da dança;

– A alimentação deve ser leve e bem fracionada. Programe seu tempo para repor as energias;

– Valorize frutas ricas em água como melancia, melão, laranja entre outras;

– Procure incluir verduras e legumes nas refeições;

– Não esqueça dos carboidratos como massas, pães, cereais entre outros. Eles são alimentos energéticos que funcionam como combustível para o corpo. Sem eles é impossível dar conta de todos os dias de carnaval;

– Evite frituras e carnes ricas em gorduras;

– Cuide com alimentos vendidos na rua, esteja atento para consumir produtos preparados de forma higiênica e conservados de forma adequada. Uma intoxicação alimentar pode acabar com a brincadeira do carnaval;

– A hidratação adequada é o carro chefe do carnaval. O clima quente do verão somado a intensa transpiração pode desidratar o corpo rapidamente. Não deixe para ingerir líquidos somente quando sentir sede. Procure consumir água e sucos durante o dia e a noite;

– Água de coco é uma excelente fonte de hidratação e reposição de sais minerais perdidos com a transpiração;

– Picolés de frutas são refrescantes e ajudam na hidratação do corpo;

– Sport Drinks ajudam aqueles foliões do dia todo. Muitos são acrescidos de carboidratos de rápida absorção que aumentam a energia disponível para o corpo a qual é fundamental em uma atividade física intensa e prolongada;

– O consumo de bebidas alcoólicas aumenta muito nestes dias. Isso pode prejudicar o pique dos foliões e intensificar sintomas de mal estar e ressaca. Nunca consuma bebidas alcoólicas em jejum e não substitua a hidratação com água, sucos, água de coco entre outros por alcoólicos;

-Se consumir alcoólicos não dirija;

– Procure usar roupas leves e se refrescar em ambientes ventilados, na sombra e até tomar um banho de mar ou de piscina para relaxar o corpo;

– Dormir e descansar o corpo ajuda a relaxar a musculatura que é altamente exigida nos dia de folia. Em pouco tempo de descanso tente elevar as pernas, pois auxilia na circulação e aumenta na sensação de bem estar;

– Fazer alongamentos antes, durante e após a folia ajuda a relaxar a musculatura e aumentar o tempo da brincadeira.

Aproveitem o carnaval!!!

Dra. Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN 1004  

www.portaldocoracao.com.br

 

 

 

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