Cerca de 90% dos diabéticos do tipo 2 são tratados por clínicos não-endocrinologistas

0
180

O diabete melito do tipo 2 (DM2) é uma doença metabólica crônica, que apresenta uma forte associação com a presença de obesidade central (acima da cintura).O DM2 costuma surgir após os 40 anos de idade, sendo que o diabete gestacional e o histórico familiar positivo, são alguns dos principais fatores de risco para a doença.

Estima-se que a população mundial de diabéticos seja de 251 milhões de pessoas, sendo que a cada 5  segundos um novo caso de DM2 é diagnosticado em todo o mundo.Cerca de 40% a 50% dos diabéticos desconhecem a existência de sua doença.

Considerando-se que o número de endocrinologistas no Brasil é cerca de 5.000 profissionais, estima-se que clínicos não-endocrinologistas são os verdadeiros responsáveis pelo atendimento médico de 90% dos portadores de DM2.

No Brasil, o número  estimado de pessoas com DM2 em 2008 é mais de 10 milhões, de acordo com cálculos atuais. O diabete é a quarta principal causa de morte no Brasil.O risco de morte em diabéticos é duas vezes maior do que em não-diabéticos.Cerca de 65% das mortes entre diabéticos são causadas por doenças cardíacas e derrame cerebral.

Fonte:Projeto Diabetes em Controle(2009).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here