Cinco excelentes razões para adolescentes usarem camisinha

0
137

1- Certos vírus e bactérias podem ficar muitos anos no corpo de uma pessoa sem que esta perceba que ele está ali.Ou seja: sem camisinha, essa pessoa pode transmitir o vírus ou a bactéria, até mesmo sem se dar conta disso.

2- Existem vírus violentos e que não são transmitidos só pelo sexo, como o HPV (papiloma vírus humano): pode-se pegar até de uma toalha de banho ou de um sabonete usado por alguém infectado, informam os médicos. Deste modo, mesmo um relacionamento de confiança e cumplicidade pode implicar em riscos.

3- A SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida humana) é uma doença que hoje está sob controle, comportando-se geralmente de forma crônica, porém não tem cura.Pior: infecta um jovem a cada 14 segundos no mundo. Portando, não é nada inteligente manter um prática sexual de risco.

4- Além da SIDA, há dezenas de doenças graves transmitidas pelo sexo, como o HPV de que tanto falamos.Este vírus está relacionado com 99% dos casos de câncer de colo de útero, que mata uma mulher a cada hora no Brasil.

5-As garotas estão cada vez mais na mira das doenças pegas pelo sexo: no começo da epidemia da SIDA, por exemplo, a proporção era de 20 casos em homens para cada caso em mulheres.Hoje, o quadro piorou para as meninas: a proporção é de dois casos de SIDA em garotas jovens para cada caso em meninos.Está mais do que na hora de fazer da camisinha uma de suas melhores amigas.

Fonte: 500 Perguntas Sobre Sexo do Adolescente- Laura muller- Editora objetiva (2005).

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here