Quais são os limites de idade para realização de uma cirurgia bariátrica?

0
219
Surgeons preparing for operation in hospital --- Image by © Drew Myers/Corbis

A cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade ganhou popularidade entre médicos e pacientes, sendo um método de tratamento atualmente consagrado. As indicações da cirurgia são as seguintes, seguindo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM):

-IMC acima de 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades (doenças associadas à obesidade como hipertensão arterial, doença arterial coronariana, diabete melito, apneia do sono e várias outras).

-IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades.

-IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença.

É também obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um endocrinologista, ou seja, a falha do tratamento com mudanças nos hábitos de vida e medicamentos.

Em todas as indicações, é necessário que fique caracterizado o insucesso com as outras modalidades de tratamento e, ainda, não deve haver uma contraindicação formal para a cirurgia.  Em relação à idade, SBCBM, diz o seguinte:

-Abaixo de 16 anos: exceto em caso de síndrome genética, quando a indicação é unânime, o Consenso Bariátrico recomenda que, nessa faixa etária, os riscos sejam avaliados por 2 cirurgiões bariátricos titulares da SBCBM e pela equipe multidisciplinar. A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.

-Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.

-Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade.

-Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades (doenças associadas), expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.

Fonte: SBCBM.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here