Cirurgia bariátrica: Existem restrições relacionadas à idade?

0
132

A cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade vem ganhando popularidade entre médicos e pacientes.  As indicações clássicas dessa modalidade de cirurgia são duas: índice de massa corporal (IMC) acima de 40 kg/m2 ou acima de 35 kg/m2 associado à comorbidade (doenças causadas ou agravadas pela obesidade como a hipertensão arterial, diabete melito, doença coronariana, apnéia do sono, entre outras).

Em ambas as indicações, é necessário que fique caracterizado o insucesso com as outras modalidades de tratamento e, ainda, não deve haver uma contra-indicação formal para a cirurgia.   Em relação à idade, o Consenso Bariátrico Brasileiro do ano de 2006, diz o seguinte:  

-Obesos abaixo de 16 anos:  

Não há estudos suficientes que corroborem esta indicação, com exceção aos casos de síndrome de Prader-Wille ou outras síndromes genéticas similares, que cursam com obesidade mórbida.  Nesses casos os pacientes devem ser operados com o consentimento da família disposta ao acompanhamento de longo prazo do paciente. Por outro lado, não há dados seguros também que contraindiquem os procedimentos ou comprovem haver prejuízos aos pacientes submetidos a cirurgias da obesidade nesta faixa etária. Recomendação: avaliação de riscos pelo cirurgião e respectiva equipe multidisciplinar, registro e documentação detalhada, aprovação expressa dos pais ou responsáveis.  

-Obesos entre 16 e 18 anos:  

Sempre que houver indicação e consenso entre a família e a equipe multidisciplinar.  

-Obesos entre 18 e 65 anos:  

Sem restrições quanto à idade.  

-Obesos acima de 65 anos:  

Avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento. Levar em conta na escolha do procedimento, limitações orgânicas da idade, como dismotilidade esofágica e osteoporose. Não há contraindicação formal em relação a essa faixa etária isoladamente.  

Fonte: SBCBM (2006).

Texto revisado por Nícia Padilha.

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here