Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques

Clortalidona ( Higroton – Clortalil ) 

Princípio Ativo : Clortalidona.

Medicamentos genéricos : Clortalidona (EMS); Clortalidona (Nature´s Plus); Clortalidona (Ranbaxy).

Outros medicamentos com o mesmo princípio ativo : Clordilon (Vitapan); Clortalil (Legrand); Clortil (Teuto); Diureflux (Medquimica); Drenidra (Cazi); Neolidona (Neo Quimica); Tauluron (Geolab) Padrão para texto de Bula Higroton (Novartis).

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Novartis Biociências S.A.

Higroton : clortalidona.

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES:

USO ADULTO :

Via oral :

Comprimidos de 12,5 mg e 25 mg – caixas com 42 comprimidos.

Comprimidos de 50 mg – caixas com 28 comprimidos.

Cada comprimido de 12,5 mg contém: clortalidona 12,5 mg. Excipientes: celulose microcristalina, glicolato de amido sódico, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio e óxido de ferro vermelho.

Cada comprimido  de 25 mg contém: clortalidona 25 mg. Excipientes: dióxido de silício coloidal, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro amarelo, estearato de magnésio , celulose microcristalina e glicolato de amido sódico.

Cada comprimido de 50 mg contém: clortalidona 50 mg. Excipientes: dióxido de silício coloidal, amido , celulose microcristalina, croscarmelose sódica, óxido de ferro amarelo e estearato de magnésio .

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

A clortalidona , substância ativa do Higroton é um diurético com ação prolongada para abaixar a pressão do sangue que está elevada.

Clortalidona é um diurético que reduz a quantidade de sal e de água no corpo aumentando o fluxo da urina. Seu uso prolongado ajuda a reduzir e controlar a pressão de sangue. Portanto, inicialmente a diurese induzida pela clortalidona leva ao decréscimo do volume plasmático, do débito cardíaco e da pressão arterial sistêmica.

O metabolismo e a excreção da clortalidona na bile constituem vias de eliminação menos importantes. Dentro de 120 horas, cerca de 70% da dose são excretados na urina e nas fezes, principalmente na forma inalterada.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?

Este medicamento está indicado para:

– hipertensão arterial; como terapia primária ou em combinação com outros agentes anti-hipertensivos .

– Insuficiência cardíaca congestiva estável de grau leve a moderado.

– Edema de origem específica.

– Tratamento profilático de cálculo de oxalato de cálcio recorrente.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

CONTRA-INDICAÇÕES Você não deve usar este medicamento quando:

– apresentar alergia à clortalidona , a seus outros derivados ou a algum dos componentes da formulação.

– estiver com doença grave do fígado ou dos rins, supressão da eliminação da urina, gota, níveis sangüíneos muito baixos de potássio ou de sódio ou níveis sangüíneos muito altos de cálcio .

Se você tem doença do fígado ou dos rins, problemas circulatórios, diabetes, baixos níveis de potássio no sangue ou altos níveis de colesterol , seu médico deve ser avisado.

ADVERTÊNCIAS Gravidez e lactação: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Informe ao médico se está amamentando.

Pacientes idosos: nos pacientes idosos, a eliminação da clortalidona é mais lenta do que em indivíduos adultos jovens, embora a absorção seja a mesma (vide Posologia). Portanto, o médico deverá fazer rigoroso acompanhamento quando pacientes em idade avançada forem tratados com clortalidona .

PRECAUÇÕES Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e, ou operar máquinas: recomenda-se cuidado aos pacientes que dirigem veículos e, ou operam máquinas, pois sua capacidade de reação pode ser afetada, especialmente no início do tratamento.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS Podem ocorrer com outros anti-hipertensivos , assim como com lítio , derivados do curare , corticosteróides , ACTH , beta2-agonistas, anfotericina e carbenoxolona , insulina , antidiabéticos orais, antiinflamatórios não-esteroidais, digitálicos, alopurinol , amantadina , diazóxido , agentes citotóxicos, agentes anticolinérgicos , colestiramina , vitamina D , sais de cálcio e ciclosporina .

Ingestão concomitante com outras substâncias: evite a ingestão de bebida alcoólica, pois o álcool pode fazer sua pressão aumentar ou diminuir, aumentando a possibilidade do aparecimento de tonturas ou fraqueza.

Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

ASPECTO FÍSICO Os comprimidos de Higroton são achatados, arredondados, vermelho-pálido e praticamente inodoro.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS Sabor e odor característicos.

DOSAGEM Como ocorre com todos os diuréticos , a terapia deve ser iniciada com a menor dose possível. Essa dose deve ser estabelecida de acordo com a resposta individual do paciente para se obter o benefício terapêutico máximo, enquanto se mantêm os efeitos colaterais em nível mínimo.

Recomenda-se uma dose única diária ou em dias alternados, administrada pela manhã, com alimento.

– Hipertensão:

A variação da dose clinicamente eficaz é de 12,5 a 50 mg/dia. As doses iniciais recomendadas são de 12,5 ou 25 mg/dia, sendo a última suficiente para produzir o efeito hipotensivo máximo na maioria dos pacientes. O efeito total é atingido após 3 a 4 semanas para uma determinada dose. Se a redução da pressão arterial for inadequada com 25 ou 50 mg/dia, recomenda-se um tratamento combinado com outros anti-hipertensivos , tais como beta-bloqueadores, reserpina e inibidores da ECA.

–  Insuficiência cardíaca congestiva estável (classe funcional II ou III):

A dose inicial recomendada é de 25 a 50 mg/dia; em casos graves, pode-se aumentar a dose até 100 a 200 mg/dia. A dose usual de manuten&c
cedil;ão é a menor dose efetiva, por exemplo 25 a 50 mg diariamente ou em dias alternados. Se a resposta for inadequada, pode-se adicionar ao tratamento um digitálico, um inibidor da ECA ou ambos.

– Edema de origem específica :

A menor dose eficaz é identificada por titulação e administrada somente durante períodos limitados. Recomenda-se que as doses não devem exceder a 50 mg/dia.

– Tratamento profilático do cálculo de oxalato de cálcio recorrente em hipercalciúria normocalcêmica

Na maioria dos casos a dose profilática ótima é 25 mg/dia. A eficácia não aumenta com doses acima de 50 mg/dia.

– Pacientes idosos e pacientes com insuficiência renal:

A menor dose padrão efetiva de Higroton é também recomendada a pacientes com insuficiência renal leve e a pacientes idosos. Nos pacientes idosos, a eliminação de clortalidona é mais lenta do que em jovens adultos sadios, embora a absorção seja a mesma. Portanto, recomenda-se rigorosa observação médica quando pacientes em idade avançada forem tratados com clortalidona .

Higroton e os diuréticos tiazídicos perdem seu efeito diurético quando o clearance (depuração) de creatinina é < 30 mL/min.

– Crianças :

A menor dose eficaz também deve ser usada em crianças. Por exemplo, tem-se utilizado uma dose inicial de 0,5 a 1 mg/kg/48 horas e uma dose máxima de 1,7 mg/kg/48 horas.

COMO USAR Você deve ingerir o comprimido de preferência pela manhã, com o auxílio de um líquido e junto com algum alimento. Se você se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que perceber o esquecimento; porém se já estiver próximo ao horário da dose seguinte, não tome o comprimido que você esqueceu e retorne ao seu esquema de tratamento. Não tome a dose dobrada (os dois comprimidos de uma única vez).

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?

Higroton é geralmente bem tolerado, entretanto algumas reações desagradáveis podem ocorrer, na maioria transitórias, e que tendem a desaparecer sem necessidade de interromper o tratamento. As reações desagradáveis mais comuns são: coceira, reações alérgicas na pele, tontura ao se levantar quando se está deitado ou sentado, problemas de estômago e de intestino, fraqueza ou cansaço, perda de apetite e impotência.

Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?

Os sinais e sintomas, na intoxicação causada por uma superdose de Higroton são: vertigem, náusea, sonolência, diminuição anormal do volume de sangue, pressão baixa e distúrbios eletrolíticos associados a arritmias cardíacas e espasmos musculares.

Portanto, para o tratamento adequado no caso de uma ingestão de grande quantidade do medicamento procure um pronto-socorro.

As instruções para o tratamento de emergência consiste de indução de vômito ou lavagem gástrica e administração de carvão ativado, se o paciente estiver consciente. Pode ser indicada a reposição hidroeletrolítica intravenosa.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Você deve manter o produto protegido da umidade.

A data de validade está impressa no cartucho. Não use o produto após a data de validade.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

www.portaldocoracao.com.br

Artigos relacionados