Colesterol aumentado na meia idade aumenta o risco de doença de Alzheimer

0
163

Uma estudo  sugere que pessoas de meia idade que apresentam níveis  elevados de colesterol total no sangue , apresentam um risco aumentado  para o desenvolvimento de doença de Alzheimer . A doença de Alzheimer foi 1,5 vezes mais comum em homens e mulheres que apresentavam níveis de colesterol total de 249 a 500 mg/dL , durante a meia idade , do que em indivíduos com níveis normais de colesterol (abaixo de 200 mg/dl). O estudo envolveu 9.752 membros de um plano de saúde,  no norte da Califórnia (Estados Unidos).

No período entre  1964 a 1973, os participantes do estudo , com idades  entre 40 e 45 anos, forma submetidos à dosagens de colesterol total no sangue. Os pacientes permaneceram no plano de saúde até pelo menos , o ano de 1994 , de modo que os pesquisadores foram capazes de avaliar os seus registros médicos mais recentes, de 1994 a 2007, para um diagnóstico documentado da doença de Alzheimer.

Os autores observaram que 504 pacientes tinham doença de Alzheimer, com uma média de idade no momento do diagnóstico de 68,8 anos. Segundo o autor do estudo , um nível elevado de colesterol aumentou o risco para doença de Alzheimer, independentemente do acometimento na meia idade por diabete melito , hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e acidente vascular encefálico (derrame cerebral).

Fonte: American Academy of Neurology(2008).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here