Uma estudo sugere que pessoas de meia idade que apresentam níveis elevados de colesterol total no sangue , apresentam um risco aumentado para o desenvolvimento de doença de Alzheimer . A doença de Alzheimer foi 1,5 vezes mais comum em homens e mulheres que apresentavam níveis de colesterol total de 249 a 500 mg/dL , durante a meia idade , do que em indivíduos com níveis normais de colesterol (abaixo de 200 mg/dl). O estudo envolveu 9.752 membros de um plano de saúde, no norte da Califórnia (Estados Unidos).
No período entre 1964 a 1973, os participantes do estudo , com idades entre 40 e 45 anos, forma submetidos à dosagens de colesterol total no sangue. Os pacientes permaneceram no plano de saúde até pelo menos , o ano de 1994 , de modo que os pesquisadores foram capazes de avaliar os seus registros médicos mais recentes, de 1994 a 2007, para um diagnóstico documentado da doença de Alzheimer.
Os autores observaram que 504 pacientes tinham doença de Alzheimer, com uma média de idade no momento do diagnóstico de 68,8 anos. Segundo o autor do estudo , um nível elevado de colesterol aumentou o risco para doença de Alzheimer, independentemente do acometimento na meia idade por diabete melito , hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e acidente vascular encefálico (derrame cerebral).
Fonte: American Academy of Neurology(2008).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…