Como definir um peso saudável?

0
423

O sobrepeso e a obesidade caracterizam-se por um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que causa prejuízos à saúde.

Atualmente a obesidade é considerada como um dos fatores preponderantes para explicar o aumento da prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, uma vez que frequentemente associa-se ao desenvolvimento de diabete melito do tipo 2, anormalidades do colesterol e suas frações, hipertensão arterial, doença arterial coronariana (obstruções das artérias do coração por placas de gordura), certos tipos de câncer, entre outras patologias, sendo também apontada como importante condição que aumenta o risco de mortalidade global e cardiovascular.

Um peso saudável pode ser definido através de alguns indicadores

-Índice de massa corporal (peso dividido pela altura ao quadrado): esse índice deve ser que menor que 25 kg/m² em adultos ou menor que 27 kg/m² em idosos. A obesidade caracteriza-se por um índice de massa corporal igual ou maior que 30 kg/m².

-Circunferência abdominal menor que 94 cm para homens e 80 cm para mulheres.

-Relação cintura-quadril menor que 0,80 para mulheres e 0,90 para homens.

O índice de massa corporal apresenta algumas limitações

– O índice de massa corporal não distingue massa gorda (gordura) da massa magra (músculos), por isso, em indivíduos brevilíneos  e/ou musculosos é possível observar um índice de massa corporal indicativo de sobrepeso ou obesidade sem haver um real excesso de gordura corporal, ao passo que em algumas pessoas com sarcopenia, ou seja, com pouca massa muscular (por exemplo, idosos ou asiáticos), um índice de massa corporal normal pode esconder um excesso de gordura associado à redução da massa muscular.

– O índice de massa corporal não reflete necessariamente a distribuição da gordura corporal. A medida da distribuição de gordura é importante na avaliação de pacientes com excesso de peso, porque a gordura intra-abdominal é um fator de risco potencial para as doenças cardiovasculares, independentemente do percentual de gordura corporal total do organismo. Nesse quesito, a medida da circunferência abdominal e a relação cintura-quadril são melhores que o índice de massa corporal.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here