Como parar de fumar?

0
94

Cerca de 75% dos pacientes que param de fumar , o fazem sem nenhuma orientação formal . No entanto , caso  você já tenha tentado  parar de fumar outras vezes sem êxito ou ,  que apresenta sintomas de uma maior dependência à nicotina  ( fuma mais de 20 cigarros por dia , fuma na primeira hora da manhã e têm dificuldade de ficar mais de uma hora sem fumar ) , provavelmente  terá   maior dificuldade em largar o vício. Nestes  casos   a orientação de um médico  ( cardiologista,  clínico ou, pneumologista ) e, provavelmente o uso de uma medicação , poderão ser fundamentais para o seu sucesso. Relate ao médico as suas dificuldades em tentativas anteriores de para de fumar.

Medicamentos usados para a cessação do tabagismo :

Atualmente duas são as drogas de primeira escolha  para   o  auxílio na cessação do tabagismo  :  a   nicotina ( em forma de gomas ou adesivos ) e um antidepressivo chamado de bupropiona .  Estes dois medicamentos poderão ser  administrados  isoladamente  ou  de uma forma associada. Uma nova droga , chamada de varenecline , que bloqueia o receptor da nicotina no cérebro , já está disponível para o auxílio na cessação do tabagismo.

Técnicas para parar de fumar:

– Parada imediata: você marca um determinado dia e, a partir desta data , não fumará mais. Esta forma de parada , deverá ser sempre a sua primeira opção. Avise seus amigos e familiares sobre esta decisão de parar de fumar , bem como a data estipulara para esse fim.

– Parada gradual: você  pode   utilizar    este   método reduzindo  o número de  cigarros fumados ( exemplo 1 ) ou retardando  a hora do primeiro  cigarro    fumado ( exemplo 2 ). As duas técnicas levam a cessação do tabagismo em 7 dias. Exemplo 1: um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais , no segundo dia fuma  25 , no terceiro dia fuma 20 , no quarto dia fuma 15, no quinto dia fuma 10 , no sexto dia fuma 5  e , no  sétimo dia   ,  seria a data para deixar de fumar  ( será  o seu primeiro dia sem cigarros ) . Exemplo 2:  no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas ,   no  segundo   dia às 11 horas  ,  no terceiro   dias  às 13 horas  ,   no   quarto   dia    às  15 horas, no  quinto   dias  às 17 horas , no sexto dia  às 19 horas  e , no sétimo dia seria a data para deixar de fumar     (     será  o  seu primeiro   dia     sem    cigarros    ). A técnica de parada gradual nunca deve durar mais que 2 semanas , pois o índice de sucesso se tornará muito pequeno. A substituição do cigarro convencional  por cigarros de baixo teor ou por outros derivados de tabaco como cachimbo ou charuto , não são uma boa opção , pois também fazem mal à saúde. 

Dicas para aumentar o seu êxito de parar de fumar: 

No período em que você está deixando de fumar ou acabou de  parar , evite beber álcool ou ingerir café , pois estas substâncias aumentam o desejo de fumar. Neste período , evite ir em certos locais sabidamente freqüentados por fumantes , como bares , boates e clubes. Repense a sua rotina : procure realizar atividades em locais sem a presença de fumantes , como passeios em praças e parques ,  cinema ou  teatro .  Sempre tenha em seu bolso uma bala para chupar ou chiclete para mascar . Estes são sempre uma boa opção na hora do aparecimento do desejo de fumar ( fissura ).

Lidando com os problemas após a cessação do tabagismo:  – Ganho de peso : o indivíduo que para de fumar costuma ganhar peso , pois a nicotina aumenta as taxas do metabolismo , além disso , o apetite e o paladar melhoram após o abandono do vício. No entanto , a média de ganho de peso é de apenas 2 a 3 quilos  ( apenas 10% das pessoas ganham um peso mais   significativo ). Por isso , é fundamental o aumento das atividades físicas neste período. Procure ingerir bastante líquido , sucos naturais , chás ou refrigerantes dietéticos . Evite doces e alimentos gordurosos. Aumente neste período a  ingesta de frutas , verduras e legumes . Para distrair a fome você pode chupar balas e mascar chicletes dietéticos.

– Síndrome de abstinência: é o conjunto de sintomas que o indivíduo poderá apresentar , mas não obrigatoriamente , após a cessação do tabagismo. Estes sinais e sintomas incluem : irritabilidade ou raiva , inquietude ou impaciência , aumento do apetite ou ganho de peso , ansiedade , dificuldade de concentração , insônia e humor deprimido. Em geral estes sintomas , são transitórios e duram no máximo quatro semanas. Alguns medicamentos usados para a cessação do tabagismo podem ajudar a minimizar estes sintomas.

– Recaídas: infelizmente o percentual de pessoas que deixam de fumar e sofrem recaídas é bastante grande. Momentos de dificuldades ou de maior ansiedade são propícios para a ocorrência de recaídas. No entanto , lembre-se que todas as pessoas  têm problemas  e estes costumam surgir ao longo de toda a nossa vida. O fato é que voltar a fumar não resolverá seus problemas , pelo contrário , você estará arranjando mais um . Nestes momentos , realizar atividades físicas  e terapias de relaxamento poderão ser úteis. Tenha consigo sempre uma bala ou chiclete para mascar. Escovar os dentes em momentos de maior desejo de fumar também poderá ser útil. Evite o primeiro cigarro e você evitará todos os outros.

www.portaldocoracao.com.br

         

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here