Como prevenir o diabete melito do tipo 2 ?

0
215

O diabete melito  é uma doença na qual a concentração da glicose (um açúcar)  no sangue, encontra-se elevada, pois o organismo não produz  a insulina ou esta não atua de modo adequado (resistência insulínica).A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas, e que permite que a glicose entre  para o interior  das células, atuando como uma fonte de energia.

No diabete melito  do tipo 2 (DM2) o pâncreas continua a produzir insulina, muitas vezes em níveis mais elevados do que o normal. No entanto , o organismo desenvolve uma resistência aos seus efeitos (resistência à insulina). O  DM2 pode ocorrer em crianças e adolescentes mas, normalmente, inicia após os 40 anos e torna-se progressivamente mais comum com o avançar da idade: aproximadamente 15% dos indivíduos com mais de 70 anos de idade apresentam o DM2.  

A obesidade  , principalmente a de localização central (acima da cintura) é um fator de risco para  o aparecimento do DM2 ( 80 a 90% dos indivíduos que o apresentam são obesos) . A obesidade central e o DM2 são constituintes da síndrome metabólica. Outros fatores de risco para o DM2 são: idade maior que 40 anos , hipertensão arterial (80% dos portadores de DM2 são hipertensos) , dislipidemias  (anormalidades do colesterol total e frações), história familiar de DM2 , antecedentes de diabete melito  na gestação e  de fetos macrossômicos (recém-nascidos com peso elevado).   

Estudos demonstraram que indivíduos em alto risco para o desenvolvimento do diabete melito do tipo 2 (DM2) podem se beneficiar com intervenções que reduzem significativamente a incidência da doença.  

Essas intervenções incluem programas intensivos de modificação do estilo de vida, principalmente o emagrecimento, além da dieta e os exercícios físicos, que são capazes de reduzir em mais de 58% a incidência do DM2, além do uso de certos medicamentos como a metformina, a acarbose, o orlistate e as glitazonas, que também demonstraram eficácia na redução da incidência da doença.  

"O Portal do Coração alerta: nunca inicie, suspenda ou troque um medicamento sem a autorização prévia de um médico. Estas  atitudes colocam a sua saúde em risco".

Fonte:Projeto Diabetes em Controle(2009).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here