Congresso Americano e o presidente Obama sancionam lei que aumenta a taxação sobre cigarros

0
67

No último dia 4 de fevereiro de 2009, o Congresso Americano e o presidente Obama confirmaram uma vitória histórica contra o tabagismo e a favor da saúde dos jovens americanos.

Uma nova lei que aumentou em 62%, a taxação sobre os maços de cigarros, foi sancionada. A nova medida expande as ações de um programa para a preservação da saúde infantil, chamado de State Chlidrens Insurance Program (SCHIP).

A nova lei preservará a saúde futura de milhões de crianças, por reduzir o consumo dos derivados do tabaco – a maior causa de morte passível de prevenção – expandindo os cuidados à saúde desta faixa da população. O aumento da taxação sobre os maços de cigarro é uma estratégia efetiva na luta contra o tabagismo, sendo inclusive preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

Estudos mostram que a cada 10% de aumento no preço dos cigarros, há uma redução das taxas de tabagismo na ordem de 7% nos jovens e de 4% em todo o contingente de fumantes. A nova lei ajudará a evitar que cerca de dois milhões de crianças e adolescentes iniciem o hábito de fumar e que mais de um milhão de adultos deixem o vício.

Aproximadamente 900.000 mortes que são causadas por doenças relacionadas ao tabaco, poderão ser evitadas. Tal fato acarretará uma economia de 44 bilhões de dólares nos custos em saúde, a longo prazo.  Em 2008 nos Estados Unidos, cerca de 514.600 jovens tornaram-se fumantes, sendo que 171.500 irá morrer, prematuramente, em decorrência desse vício.

Fonte: tobaccofreekids.org

Texto revisado por Nícia Padilha. 

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here