Conheça as principais causas de morte no Brasil

0
152

O perfil de mortalidade da população brasileira mudou, como o previsto, e hoje acompanha a tendência mundial de morte por doenças crônicas, principalmente as de origem cardiovascular.

Os hábitos de vida inadequados como a má alimentação, consumo excessivo de álcool, tabagismo e o sedentarismo, que pautam a vida moderna há décadas, contribuíram para que as doenças cardiovasculares passassem a liderar as causas de morte no país.

 Um total de 32,2% das mortes no Brasil  são originadas por doenças do aparelho circulatório. O derrame cerebral e a principal causa isolada de morte no Brasil, representando cerca de 10% do total das mortes.

A expectativa de vida ao nascer dos brasileiros vem aumentando.A média de vida era de 45,5 anos de idade em 1940, foi para 72,7 anos em 2008 (27,2 anos de vida a mais).Em 2050, esse patamar será de 81,3 anos, o nivel atual de expectativa de vida na Islândia.

As principais causas de morte no Brasil (ano base 2005):

1-Doenças do aparelho circulatório: 32,2%.

O derrame cerebral é a principal causa isolada de morte no Brasil. A principal causa de morte nos homens é o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e nas mulheres é o derrame cerebral.

2-Neoplasias (tumores): 16,7%.

A principal causa de morte por tumores em mulheres é o câncer de mama e nos homens, o câncer dos pulmões.

3-Causas externas: 14,5%.

Nos estados do Norte e Nordeste, as causas externas como os homicídios e os acidentes, são a segunda causa de morte, superando as neoplasias (tumores).

4-Doenças do aparelho respiratório: 11,1%.

Como a bronquite crônica e enfisema pulmonar.

5-Doenças endócrinas nutricionais e metabólicas: 6,1%.

Como causa isolada, o diabete melito e as suas complicações, são a quarta principal causa de morte no Brasil (a terceira principal causa nas mulheres e a sétima causa nos homens).

6-Doenças do aparelho digestivo: 5,7%.

7-Doenças infecciosas e parasitárias: 5,3%.

As mortes pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana), tuberculose ou doença de Chagas estão diminuindo na população brasileira.

8-Doenças do aparelho  urinário:2,1%

9-Doenças do sistema nervoso:1,9%.

10-Malformações congênitas:1,1%

Fonte: relatório Saúde Brasil-IBGE (2007).

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here