Conheça os sintomas secundários ao estresse no trabalho

0
103

O estresse no trabalho pode ser definido como um dano físico associado a respostas emocionais inadequadas, que ocorrem quando as exigências do trabalho não correspondem às capacidades, recursos e necessidades do trabalhador.

O estresse no trabalho pode acarretar diversos malefícios à saúde.O conceito de estresse no trabalho é muitas vezes confundido com o estresse secundário aos desafios do trabalho, mas esses conceitos não são os mesmos.Os Desafios nos energizam psicologicamente e fisicamente, e isso nos motiva a aprender novas habilidades e dominar os nossos empregos. Quando um desafio é vencido, nos sentimos relaxados e satisfeitos. Assim, o desafio é um ingrediente importante para o trabalho saudável e produtivo.

Um quarto dos trabalhadores considera o seu trabalho como um importante fator estressor em suas vidas. Três quartos dos trabalhadores acreditam que as atividades de trabalho atuais são mais estressantes do que a uma geração atrás. Problemas no trabalho estão mais fortemente associados com queixas de saúde do que qualquer outra situação estressante durante a vida, como os problemas financeiros ou familiares.

O trabalhador que enfrenta um estresse significativo no trabalho pode desenvolver alguns sintomas iniciais:

-Dor de cabeça.

-Distúrbios do sono (dificuldade em iniciar ou manter o sono).

-Dificuldade de concentração e raciocínio.

-Falta de paciência.

-Distúrbios estomacais.

-Insatisfação com o trabalho.

-Baixa moral e autoestima.

Fonte:NIOSH.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here