Controlar o diabetes aumenta o “colesterol bom”, diz estudo

0
431

Um mau controle dos níveis de açúcar no sangue pode funcionar como um fator de risco para obter baixos níveis de HDL colesterol (“colesterol bom”), entre portadores de diabete melito do tipo 2.

O HDL colesterol participa do “ciclo reverso do colesterol”, ou seja, faz com que essa gordura circulante no sangue não deposite-se nas artérias, sendo eliminada posteriormente pelo fígado.Quanto maior é o nível do HDL colesterol no sangue, menores são as chances de um diabético desenvolver uma doença cardiovascular.

O diabete melito do tipo 2 costuma surgir após os 35 anos de idade, apresenta forte relação com obesidade central (localizada acima da cintura) e histórico familiar da doença.

Um estudo italiano avaliou 1.819 pessoas com diabete melito do tipo 2.”Uma relação inversa entre os índices de HDL colesterol e da hemoglobina glicosilada (exame que avalia o controle do diabete nos últimos 3 meses) foi encontrada entre pacientes com diabete melito do tipo 2″, concluiu o Dr. Sebastiano Filetti, autor principal do estudo.

Fonte: Diabetes Care (2009).

www.dippe.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here