Dez passos para uma alimentação saudável no indivíduo HIV positivo

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O indivíduo portador do HIV (vírus da imunodeficiência humana) está mais propenso a desenvolver infecções oportunistas e tumores, visto que sua imunidade pode estar comprometida.

Também existem evidências que estes indivíduos apresentam um risco cardiovascular mais alto.Por isso, neste grupo de pessoas, uma alimentação saudável é fundamental.

O Ministério da Saúde recomenda 10 passos para uma alimentação saudável no indivíduo HIV positivo:

1- A alimentação deve ser uma atividade prazerosa. Procure desfrutá-la em companhia da família ou amigos, evitando fazer as refeições sozinho. Procure evitar ao máximo o estresse, depressão, discussões e isolamento.

2- Você deve se alimentar em períodos regulares, várias vezes ao dia, mesmo que se encontre sem apetite.O ideal é fazer 3 refeições principais e 3 pequenos lanches nos intervalos ao longo do dia. Procure optar por uma alimentação saudável, variada e saborosa.

3- Consuma frutas, legumes e verduras todos os dias. Você deve preferir as que estejam em seu período de safra, pois preservam as vitaminas e minerais, e ainda são mais baratas. Aproveite estes alimentos de maneira total, buscando o máximo de aproveitamento das folhas, talos, cascas e sementes.

4- Procure incluir proteínas, animal ou vegetal, na sua alimentação pelo menos uma vez ao dia, quatro vezes por semana. As proteínas são importantes na manutenção da sua saúde e são encontradas em carnes, ovos, peixe e proteína de soja.

5- Consuma fibras e alimentos integrais, pois são ricos em vitaminas do complexo B e minerais. Substitua as farinhas refinadas e arroz polido (branco) por produtos integrais, pois preservam melhor os nutrientes. Assim como arroz e pães integrais, os grãos como feijões, grão de bico, frutas, verduras e legumes também são ótimas fontes de fibras.

6- Reduza o açúcar refinado na alimentação. Prefira usar mel ou melado de boa qualidade, quando se fizer necessário. Procure evitar refrigerantes e guloseimas em geral.

7- Reduza o sal. O ideal é usar ervas e temperos para realçar o sabor dos alimentos.

8-Evite ingerir as gorduras animais. Prefira usar azeite ou óleo vegetal na preparação dos alimentos e para temperar as saladas.

9- Beba pelo menos 2 litros de água por dia, evitando tomar líquidos nas refeições principais.

10- Procure não fazer uso de bebidas alcoólicas, fumo ou drogas de qualquer tipo, pois podem prejudicar a sua saúde como um todo.

Fonte: Ministério da Saúde.

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