Dia Mundial do Consumidor: Cuidados ao comprar produtos médicos via internet

0
174

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a propaganda é enganosa quando omite informações essenciais que podem induzir o consumidor a erro.

A omissão de qualquer dado imprescindível para o uso do medicamento pode indiretamente afetar o consumidor final. A Internet oferece informações relacionadas aos produtos de saúde, incluindo medicamentos, equipamentos médicos, bens e insumos usados para o diagnóstico, tratamento das enfermidades e lesões ou para a prevenção,manutenção e recuperação da saúde. Quando você procurar por esses produtos, desconfie:

-Frases como "descoberta científica", "fórmula secreta", "cura milagrosa", "sem risco", "produto milenar", "totalmente natural" e outras "estranhamente boas" para serem verdadeiras, fazem com que a informação perca sua credibilidade e veracidade; desconsidere quaisquer páginas que contenham esse tipo de "DESINFORMAÇÃO"!

-Desconfie contundentemente de páginas ou sites que contenham relatos de pacientes alegando "cura": informe-se da veracidade do relato, solicitando inclusive "provas" dessa "cura".

-Desconsidere propagandas de medicamento único para várias doenças: "medicamento X cura Aids, artrite, diarréia, Doença de Alzheimer, obesidade, etc…" ISSO NÃO EXISTE!

-"Produto disponível somente para compra via Internet, por tempo limitado": nenhum medicamento registrado tem como único meio de revenda a Internet, muito menos com prazo fixo do término dessa venda;

-"Testemunhos" de médicos famosos:os profissionais médicos registrados no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo devem obedecer aos mesmos códigos e normas éticos regulamentadores do exercício profissional convencional;

-Produto "CIENTIFICAMENTE APROVADO" e ABSOLUTAMENTE SEGURO: informações dessa natureza são falsas pois TODO MEDICAMENTO PODE CAUSAR EFEITOS ADVERSOS!  

Quando a procura for pelo nome do produto, esteja atento: Produtos com o mesmo nome podem ter formulações diferentes dependendo do país de origem.

Um site confiável deverá fornecer certas informações sobre seus produtos:

-Formas farmacêuticas e Apresentações.

-Nome do fabricante.

-Composição.

-Indicações e contra-indicações.

-Advertências e precauções.

-Interações medicamentosas.

-Como armazenar o produto.

-Data de atualização das informações.

-Registro no Ministério da Saúde.

Fonte:OMS(1998).

www.portaldocoracao.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here