Dicas para combater o estresse durante a gravidez

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Estresse significa fadiga, cansaço, tensão. Embora não se tenha uma definição de estresse que contemple todos os seus significados e que satisfaça de modo unânime os pesquisadores, é entendido como um conjunto de reações físicas frente a um estímulo nocivo.

O estresse é uma condição normal na qual o organismo se desvia de um estado normal de repouso, isto é, o estresse não é o agente que atua sobre o organismo, mas o padecimento por ação deste agente.O estresse não se processa apenas de maneira nociva ao organismo.Quando aumenta a eficiência do indivíduo e apresenta uma intensidade tolerável e adequada, é denominado de eustress (estresse positivo).

A gravidez é um período estressante para muitas mulheres. Você pode estar se sentindo muito feliz, triste e assustada, tudo ao mesmo tempo. É bom e natural sentir todas estas sensações.Os níveis muito elevados de estresse podem contribuir para o parto prematuro ou nascimento de fetos com baixo peso. Exemplos de eventos que podem ser altamente estressantes incluem a perda de um emprego, divórcio ou morte de um familiar próximo.

O que você pode fazer:

Reconheça que você realmente sente-se estressada. Aceitar o fato de você está estressada e identificar as situações que lhe causam o estresse são os primeiros passos no sentido a ajudá-la a reduzir o estresse. Você também pode ajudar a reduzir o estresse com algumas medidas:

– Coma com regularidade alimentos nutritivos e beba muita água;

– Descanse quando você pode e quando seu corpo precisar;

– Faça exercícios físicos leves e moderados regularmente;

– Relaxe e medite, ouça músicas ou ainda, escreva;

– Evite qualquer ingestão de bebidas álcóolicas, tabagismo ou ingestão de produtos à base de plantas ou drogas (exceto aquelas prescritas por seu médico);

– Fique longe das pessoas estressantes ou situações geradoras de estresse, sempre que possível;

– Fale com o seu parceiro, amigos, parentes e profissionais da saúde. Se você sentir-se oprimida, fale com um profissional que atue na área da saúde mental;

– Participe de todas as avaliações pré-natais. Isto lhe dará uma garantia de que tudo está bem com seu bebê ou ainda, deixará seu médico ciente sobre algum eventual problema enquanto ainda há tempo patra resolvê-lo. Você se sentirá menos estressada, porque  saberá que está fazendo o melhor para você e seu bebê.

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