Dicas para evitar o ganho de peso após a cessação do tabagismo

0
137

O indivíduo que para de fumar costuma ganhar peso, pois a nicotina aumenta as taxas do metabolismo; além disso, o apetite e o paladar melhoram após o abandono do vício. No entanto, a média de ganho de peso é de apenas 3 a 5 quilos  (apenas 10% das pessoas ganham um peso mais  significativo).

O receio de ganhar peso após a cessação do tabagismo pode ser uma dos principais motivos que levam os tabagistas a continuarem fumando. Este argumento é particularmente verdadeiro em mulheres fumantes. Confira abaixo, algumas dicas que poderão ajudar a evitar ou minimizar, o ganho de peso, após a cessação do tabagismo:

– A bupropiona (comercialmente conhecida como Bup, Zetron ou Zyban) é um antidepressivo que atua em neurotransmissores cerebrais (dopamina e noradrenalina), diminuindo a fissura pelos cigarros. Estudos comprovam que a bupropiona duplica as chances de abstinência do cigarro em relação ao placebo (medicamentos sem ação terapêutica), além de promover menor ganho de peso.

– O uso de benzodiazepínicos (conhecidos comercialmente como frontal, lexotan ou rivotril) poderá ajudar a diminuir a ingestão de alimentos induzida pela ansiedade.

– Consumir leite, água, frutas e vegetais, fazem bem ao organismo e podem ajudar os fumantes a quebrarem o hábito, dizem pesquisadores da Duke University Medical Center. Fumantes relataram que consumir leite, água, frutas e vegetais piorava o gosto dos cigarros, enquanto consumir álcool, café e carne, aprimora seu gosto, de acordo com os cientistas. Essas descobertas podem levar a uma "dieta para parar de fumar", que pode, inclusive, minimizar o ganho de peso, através da ingestão de bastante líquido, sucos naturais, chás ou refrigerantes dietéticos. E, para distrair a fome, você pode chupar balas e mascar chicletes dietéticos.

– Aumente a freqüência e a intensidade de suas atividades físicas durante este período.

Texto revisado por Nícia Padilha.

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here