Dieta “echo-Atkins” leva à perda de peso e redução do colesterol, diz estudo

0
223

Uma variante da dieta do Dr. Atkins, chamada de "eco-Atkins", parece ser útil não só para a redução do peso mas também para diminuir os níveis sanguíneos do LDL colesterol ("colesterol ruim").Essa é a constatação dos pesquisadores da Universidade de Toronto (Canadá).

Este estudo avaliou 44 homens e mulheres com sobrepeso e colesterol elevado, e que adotaram a dieta "eco-Atkins" ou uma dieta ovo-lacto-vegetariana durante um mês.A duas dietas forneciam apenas 60% das calorias diárias necessárias.

A dieta "eco Atkins" é uma variante da dieta original do Dr. Atkins, a qual baseia-se em uma redução da ingestão de hidratos de carbono, priorizando as proteínas e gorduras. Em ambos os tipos de dieta, os individuos perderam cerca de 4 kg em um mês, mas os seguidores da dieta "eco-Atkins" tiveram uma maior redução no LDL colesterol.

A dieta original do Dr. Atkins apresenta um baixo teor de hidratos de carbono, levando a perda de peso e a redução dos triglicérideos, no entanto, tende a aumentar os níveis  LDL colesterol.A dieta "eco-Atkins" substitui a carne, ovos, manteiga e outros derivados do leite  por alimentos vegetais, por isso, é chamada de "eco-Atkins". Nesta dieta há uma eliminação do amido proveniente de pães, arroz e batatas, mas inclui a ingestão de aveia, cereais e vários legumes, incluindo o quiabo e a berinjela.As proteínas são obtidas a partir da soja.As fontes de gorduras nesta dieta são o azeite de oliva, nozes e abacates.

Comentando sobre o estudo, o Dr. Robert Eckel, da universidade do Colorado (Estados Unidos) disse:"o resultado deste estudo não me causa surpresa.Haviam concentrações muito baixas de gorduras saturadas e colesterol, ao contrário da dieta original do Dr. Atkins, na qual durante as primeiras quatro semanas o teor de gordura saturada é 24% do total de calorias. É certamente uma escolha melhor do que a dieta do Dr. Atkins para os indivíduos que desejam emagracer e reduzir o seu colesterol".  

No entanto, como a dieta do Dr. Atkins, a dieta "eco-Atkins" é muito restritiva. "A questão é quanto tempo as pessoas poderão manter este padrão alimentar", conclui o Dr. Eckel.

Fonte:Archives Internal Medicine.  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here