Doença arterial coronariana: Parar de fumar diminui o risco de morte em 36%, diz revisão

0
80

Uma revisão de vários estudos teve como objetivo principal avaliar os benefícios de parar de fumar, nos indivíduos portadores de doença arterial coronariana (obstruções nas artérias do coração por placas de gordura ou ateromas).

Os autores da revisão concluíram que a cessação do tabagismo, associava-se a uma redução substancial do risco de morte entre os pacientes com doença arterial coronariana.

Dois revisores independentes avaliaram estudos que foram considerados relevantes. Foram incluídos 665 publicações e 20 grandes estudos nesta revisão. Os resultados mostraram uma redução de 36% no risco relativo de morte para os pacientes portadores de doença arterial coronariana, quando comparados com aqueles que continuaram a fumar.

Os revisores observaram que poucos estudos incluíram um grande número de pessoas idosas, mulheres, minorias étnicas ou pacientes oriundos de países em desenvolvimento.

Os autores da revisão concluíram que cessar o tabagismo,  associava-se a uma redução substancial do risco relativo de morte por todas as causas, entre os pacientes com doença arterial coronariana. Esta redução de risco parece ser consistente, independentemente da idade, sexo ou país de origem dos pacientes.

Fonte:JAMA(2003).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here