Doença cardíaca: Reduzir 3 gramas diárias, de sal, pode trazer o mesmo benefício que deixar de fumar, diz pesquisador

0
76

Pesquisadores americanos afirmam que pequenas reduções na ingestão diária de sal podem trazer grandes benefícios na área da prevenção cardiovascular.

O Dr. Kirsten Bibbins-Domingo (University of California, San Francisco, Estados Unidos) e seus colaboradores, estimam que a redução da ingesta diária de uma única grama de sal, poderia prevenir cerca de 250.000 novos casos de doença cardíaca e 200.000 mortes de qualquer causa, durante um período de 10 anos. 

Os norte-americanos ingerem habitualmente 9 a 12 gramas de sal por dia, ou seja, o dobro do recomendado que é de apenas 5 a 6 gramas. O Dr. Bibbins-Domingo e seus colaboradores, utilizando um programa computadorizado que estima o impacto de uma medida preventiva sobre a doença arterial coronariana, acreditam que uma redução de 3 gramas da ingestão de sal entre os adultos americanos, promoveria os mesmos benefícios em termos de prevenção cardiovascular, conferidos após a cessação do tabagismo.

Teoricamente, uma redução de 3 gramas resultaria em menos 6% de novos casos de doença cardíaca, 8% menos de novos infartos do miocárdio e 3% menos de mortes. Os maiores benefícios seriam obtidos entre os afro-americanos, visto que esse grupo populacional é mais propenso a desenvolver hipertensão arterial mais grave e também, respondem melhor a dietas com menos teores de sal.

Novos casos de doença cardíaca, infarto do miocárdio e morte, seriam reduzidos nas proporções de 10%, 13% e 6%, respectivamente, entre os afro-americanos.

Fonte: AHA – 49th Annual Conference on Cardiovascular Disease Epidemiology and Prevention (2009).

Texto revisado por Nícia Padilha.

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here