Emagreça continuando a comer : Densidade calória é a chave para perder peso

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Comer de forma inteligente, não comer menos, pode ser a chave para perder peso. Um estudo clínico com duração de um ano realizado por pesquisadores da Penn State mostra que dietas que focam em alimentos com baixa densidade calórica podem promover perda de peso enquanto ajudam as pessoas a controlarem a fome. Os alimentos ricos em água e pobres em gorduras (como frutas, vegetais, sopas, carnes magras, e laticínios pobres em gorduras), possuem baixa densidade calórica e fornecem poucas calorias por mordida.

"Ingerir uma dieta com baixa densidade calórica permite que pessoas comam porções satisfatórias de comida e isso pode diminuir sensações de fome e privação enquanto reduz calorias," disse Dra. Julia A. Ello-Martin, que conduziu o estudo como parte de sua dissertação de doutorado no College of Health and Human Development na Penn State. Anteriormente, pouco se sabia sobre a influência da dieta com baixa densidade calórica no peso corporal.

"Essas dietas são conhecidas por reduzir o consumo de calorias em curto prazo, mas seu papel em promover perda de peso durante um longo prazo não ficou clara,"disse Dra. Barbara J. Rolls, que dirigiu o estudo e que chefia o Helen A. Guthrie Chair of Nutritional Sciences no Penn State.

"Agora mostramos que escolher alimentos que possuem baixa densidade calórica ajuda a perder peso sem as mensagens restritivas de outras dietas para perder peso," explicou Ello-Martin.

Os pesquisadores compararam os efeitos de duas dietas (uma reduzida em gordura, e outra com alimentos ricas em água e reduzidas em gorduras) em 71 mulheres obesas com idade variando de 22 a 60 anos. As participantes foram ensinadas pelos médicos a fazerem escolhas apropriadas de alimentos com baixa densidade calórica, mas diferentemente de outras dietas, elas não tinham um limite diário de calorias.

Ao fim de um ano, as mulheres em ambos os grupos mostraram uma perda de peso significativa assim como uma diminuição na densidade calórica de suas dietas. No entanto, mulheres que adicionaram alimentos ricos em água em suas dietas perderam mais peso durante os seis primeiros meses de estudo do que aquelas que apenas reduziram a gordura. A redução do peso foi melhor mantida por mulheres de ambos os grupos nos últimos seis meses do estudo.

Registros mostraram que aquelas que incluíram mais alimentos ricos em água ingeriram cerca de 25% mais alimento por peso e sentiram menos fome do que aquelas que seguiram dieta reduzida em gordura. "Comendo mais frutas e vegetais, elas puderam comer mais e isso provavelmente as ajudaram a seguir a dieta e perder mais peso," disse Ello-Martin.

Fonte:Am Jour of Clin Nutrition (2007).

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