Emagrecimento: Efeito safona não aumenta o risco de morte em mulheres, diz estudo

0
235

O efeito sanfona do peso – cientificamente conhecido pelo  termo médico “ciclismo de peso”- é perda de peso com dieta (associada ou não à atividade física e ao uso de medicamentos) seguida de uma recuperação do peso perdido.

Embora o fenômeno do “ciclismo de peso” seja considerado prejudicial à saúde, este achado que é muito comum na sociedade moderna, parece não aumentar o risco de morte cardiovascular e por outras causas. Esta é a constatação de um recente estudo conduzido por pesquisadores da Escola de Medicina de Havard (Boston, Estados Unidos).

Um total de 44.882 mulheres de meia idade, participantes do Health Nurses Study – um grande estudo epidemiológico americano –  foram avaliadas quanto as suas perdas intencionais de  peso ocorridas entre os anos de 1972 e 1992. As participantes não tinham histórico de câncer ou doença cardíaca.

As mulheres que referiram  uma perda intencional de  pelo menos  9,1 kg – no mínimo durante 3 vezes neste período – foram incluídas no grupo das mulheres com “ciclismo de peso significativo” .Todas as causas de morte foram avaliadas entre as participantes do estudo a partir do ano de 1994.

Na amostra do estudo, cerca de 18% das mulheres apresentaram um "ciclismo de peso leve” e 8% um  “ciclismo de peso significativo”. Após um período médio de 12 anos de seguimento clínico, 2.884 mulheres morreram (425 óbitos foram devidos a eventos cardiovasculares).

Após uma análise estatística adequada e a exclusão de outros fatores de confusão (como a idade, atividade física, tabagismo, reposição hormonal, consumo de álcool, entre outros), os pesquisadores não observaram um aumento no risco de mortalidade por todas as causas entre as mulheres com "ciclismo de peso leve", quando comparadas com as mulheres que apresentaram "ciclismo de peso significativo”. Resultados similares foram observados para a mortalidade por doenças cardiovasculares.

Fonte: Arch Intern Med (2009).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here