Estamos próximos da pílula anticoncepcional masculina?

0
325

Uma pílula anticoncepcional masculina composta por um único medicamento reduziu os principais hormônios masculinos, sem causar infertilidade permanente ou outros sintomas adversos. Essa é a constatação de pesquisadores da Universidade de Washington (Estados Unidos).

Os autores do estudo observaram que os níveis de testosterona entre os pacientes que receberam dimethandrolone reduziram para níveis abaixo daqueles que são observados em pacientes submetidos à castração médica, uma modalidade de tratamento para o câncer de próstata.

Apesar dos níveis extremamente baixos de testosterona alcançados no estudo de 28 dias, os sintomas de testosterona baixa não foram observados. Os autores do estudo acreditam que estejam próximos do desenvolvimento de uma pílula anticoncepcional masculina eficaz, bem tolerada e segura.

Os pesquisadores testaram cápsulas de dimethandrolone em três doses diferentes, durante 28 dias. Para cada dose havia doze a quinze homens que recebiam a medicação, e haviam cinco homens que receberam placebo, para que os efeitos colaterais pudessem ser comparados. No total, 100 homens foram incluídos, e 82 completaram todas as fases do estudo.

Os homens não experimentaram nenhuma onda de calor, mudança de humor ou problemas na esfera sexual, quando comparados com aqueles que receberam placebo. Não foi observada toxicidade para o fígado, no entanto, ocorreu um leve ganho de peso e um aumento nos níveis de colesterol, achados que podem exigir um ajuste da dosagem da medicação em novos estudos.

O autor principal do estudo disse que seu grupo iniciará um novo estudo de três meses de duração em abril, e também fará um estudo com casais para determinar se o agente funciona como um contraceptivo. Ela disse que o estudo atual foi para determinar se a pílula pode ser administrada com segurança, mas não testou seu sucesso ou falha como método de contracepção. Os participantes foram aconselhados a usar contraceptivos se tivessem relações sexuais com parceiros enquanto tomavam a pílula.

Os preservativos são a única forma prática e reversível de contracepção masculina, e têm mais de 300 anos. Estudos anteriores que reduziram os níveis de testosterona para inibir a produção de espermatozoides levaram a efeitos colaterais importantes e toxicidade para o fígado. Vamos aguardar os novos estudos.

Fonte: ENDO 2018.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here