Estudo demonstra os benefícios do crossfit em diabéticos do tipo 2

0
594

O crossfit é um treinamento que inclui levantamento de pesos, exercícios de ginástica olímpica e atividades de condicionamento metabólico, como corrida, ciclismo e remo.

É um treinamento funcional de alta intensidade que integra exercícios aeróbicos e resistidos simultaneamente, com movimentos constantemente variados, realizados em treinos que variam de 8 a 20 minutos por sessão.

Um estudo avaliou 13 adultos portadores de diabete melito do tipo 2 com sobrepeso ou obesidade (5 homens e 8 mulheres), que participaram de sessões de crossfit (pelo menos 3 vezes por semana, por 6 semanas).

Após as sessões de crossfit os autores observaram uma significativa redução da massa gorda, pressão arterial diastólica, dos níveis de triglicerídeos e resistência à ação da insulina (hormônio que permite a entrada do açúcar para dentro dos células).

A conformidade com o programa de treinamento foi 95%, e nenhum dano ou evento adverso foi relatado pelos pesquisadores.

Estes dados sugerem que o crossfit pode ser um modo de exercício físico efetivo para pacientes com excesso de peso e portadores de diabete melito tipo 2, que sejam capazes de aderir a essa modalidade de exercício físico.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here