Estudo identifica fatores de risco para complicações em superobesos submetidos à cirurgia bariátrica

0
59

A obesidade é um dos grandes problemas de saúde mundial. A gastroplastia em Y-de-Roux (cirurgia de Fobi-Capella) é uma opção de tratamento para os obesos severos,  cada vez mais popular entre os médicos e pacientes.  

Este tipo de cirurgia consiste em reduzir o tamanho do estômago, que é ligado diretamente a uma parte do intestino delgado.Desta forma, o paciente sente-se facilmente saciado, além disso, há uma redução da área de absorção dos alimentos pelos intestinos. Este tipo de cirurgia em pacientes obesos tem aceitáveis índices de complicações e morte.

O paciente superobeso, subgrupo de obesos graves, apresenta um risco cirúrgico elevado. Um estudo avaliou 135 pacientes superobesos submetidos a gastroplastia  em Y-de-Roux para tratamento de obesidade severa no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Recife,  PE, no período de novembro de 1997 até setembro de 2003.

As variáveis independentes foram possíveis fatores de risco: idade, sexo, peso, índice de massa corpórea (IMC), diabete melito, hipertensão arterial, hipercolesterolemia (colesterol elevado), apnéia do sono, cardiopatia/coronariopatia (obstruções nas artérias do coração), doença pulmonar ou qualquer outra patologia.

As variáveis analisadas foram as complicações  graves, complicações leves e o óbito (morte). O diabete melito e a apnéia do sono  foram associados a complicações leves. Cardiopatia/coronariopatia foram associadas a  complicações graves  e óbito . Índice de massa corporal maior que 55 kg/m2 também foi associado a complicações graves e óbito.

Os autores do estudo concluíram que o índice de massa corporal maior que 55 kg/m2 foi o principal fator de risco para complicações  severas e óbito. Outros fatores de risco que afetaram os resultados foram: diabete melito, apnéia do sono e a presença de cardiopatia/coronariopatia.

Fonte:Arq Gastroenterol(2008).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here