Estudo identifica os motivos que levam ao uso de anabolizantes

0
116

Um estudo investigou as motivações para a prática da musculação e o uso de anabolizantes. Os autores do estudo realizaram entrevistas, em academias de musculação localizadas em bairros de classe média e classes populares de Salvador (Bahia, Brasil).Foram realizadas  43 entrevistas  com usuários de anabolizantes.

A prática da musculação e o uso de anabolizantes, tanto entre usuários de classe média quanto populares, são motivados sobretudo por razões estéticas.

A insatisfação com corpo real em comparação ao padrão ideal disseminado pela mídia, o receio de ser desvalorizado ou excluído socialmente, o capital simbólico associado ao corpo "trabalhado" e o imediatismo na obtenção dos resultados estéticos, favorecem o uso de anabolizantes.

Faz-se necessária a realização de campanhas de prevenção voltadas para os jovens que aliem a visão crítica na desconstrução dos valores associados ao corpo na sociedade de consumo à veiculação de informação de qualidade sobre os riscos à saúde no consumo de anabolizantes.

"O Portal do Coração alerta: nunca inicie, suspenda ou troque um medicamento sem a autorização prévia de um médico. Estas  atitudes põem a sua saúde em risco".

Fonte:Cad Saúde Pública(2009).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here