Etapas transitórias da alimentação dos bebês

0
101

O objetivo da evolução e transição das etapas da dieta dos bebês, é fornecer uma alimentação adequada para o seu crescimento e desenvolvimento. Crianças com dietas sem restrições alimentares devem ter uma evolução no consumo alimentar com o passar dos meses.  

– De 0 a 6 meses de idade:

Leite materno exclusivo, fórmulas lácteas industrializadas.

– De 4-5 meses de idade:

Em caso de alimentação materna exclusiva, não há necessidade de incluir outros alimentos. Em casos de alimentação com fórmulas lácteas industrializadas ou leite materno não exclusivo, oferecer papinhas de cereais com leite materno ou industrializado.

– De 5-6 meses de idade:

Em caso de alimentação materna exclusiva, não há necessidade de incluir outros alimentos. Em casos de alimentação com fórmulas lácteas industrializadas ou leite materno não exclusivo, oferecer papinhas de cereais com leite materno ou industrializado, purês de hortaliças (cenoura, batata), frutas (maçã, banana maçã).

– De 6-8 meses de idade:

Oferecer papinhas de cereais com leite industrializado, purês de hortaliças (cenoura, batata), frutas (maçã, banana maçã), papinhas de biscoitos/ pães, purê peneirado de carnes ( gado, frango).

– De 8-10 meses de idade:

Fazer transição da papinha/ purês para alimentos em pedaços pequenos. Introduzir o feijão (caldo). Iniciar com derivados do leite (queijos, iogurtes). Introduzir carnes cortadas finas, pedaços em molho e peixes.

-De 10-12 meses:

Transição para alimentação normal, constituída de todos os alimentos, conforme aceitação e tolerância da criança.

Recomendações:

-Não adicionar açúcar, adoçante à água, sucos e fórmulas lácteas infantis.

-Quando os alimentos sólidos forem oferecidos, o consumo de leite materno ou fórmula infantil diminui.

– É importante lavar a tampa da lata das fórmulas industrializadas antes de abri-las.

– Não usar o microondas para aquecer as mamadeiras, pois pode queimar a boca do bebê e também alterar os nutrientes do leite. Preferir banho-maria.

– O leite de fórmulas deve ser preparado e utilizado dentro de 24hs.

Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN 1004

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here