Exame identifica as placas de gordura no coração responsáveis pelo ataque cardíaco

0
207

A tomografia das artérias coronárias (angiotomografia) é capaz de identificar as características das placas de gordura (ateromas), responsáveis pelo surgimento do ataque cardíaco.São duas as características  destas placas de ateroma: remodelamento vascular(RV) e a presença de baixa atenuação (PBA).

Mais de 1.000 pacientes foram submetidos à angiotomografia das artérias coronárias.As placas de ateroma foram analisadas quanto a presença destas duas características (RV e PBA).Estes pacientes foram acompanhados clinicamente por um período superior a dois anos, visando observar quais deles seriam vítimas de um ataque cardíaco.

Dos 45 pacientes que apresentavam placas com RV e PBA (placas de ateroma positivas para estas duas características), o ataque cardíaco ocorreu em dez (22,2%), comparados a um (3,7%) dos 27 pacientes com placas que apresentavam apenas uma das duas características. Nenhum dos 167 pacientes com placas de ateroma sem nenhuma destas duas características apresentaram eventos coronarianos agudos.

Fonte: JACC(2009).

www.portaldocoracao.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here