Exames complementares : cuidados antes da realização

0
233

A cardiologia moderna , dispõe de um grande gama de exames complementares , afeitos para elucidar certos diagnósticos específicos, na dependência de cada tipo de exame  solicitado . Para que o exame transcorra bem , com  boa qualidade técnica , proporcionando resultados confiáveis  , alguns cuidados antes da realização destes exames , deverão ser tomados.

Orientações antes da realização dos principais exames em cardiologia:

-Eletrocardiograma: não é necessário nenhum cuidado  específico ou  jejum  antes da realização de um eletrocardiograma. Os medicamentos de uso contínuo devem ser tomados normalmente no dia do exame. Em alguns pacientes do sexo masculino, poderá ser necessário a realização de uma  tricotomia ( raspagem dos pelos do tórax ) , para diminuir  as interferências no traçado . Os pacientes deverão permanecer  com a região anterior do tórax , canelas e punhos expostos , para a colocação dos eletrodos . Desta forma ,  deverão comparecer no local do exame com trajes que facilitem a sua realização. O eletrocardiograma  é um exame que não acarreta nenhum risco ou complicação para o paciente.

-Holter: venha de banho tomado no dia do exame. Não é necessário jejum. Em homens poderá ser necessário raspar os pelos do tórax ( tricotomia ). Mulheres deverão vir para o exame de sutiã.  Medicamentos de uso contínuo não deverão ser suspensos.  Marque o exame para um dia de atividades habituais , como trabalhar e dirigir. Evite a realização de exercícios físicos durante o exame ( o teste específico para avaliar o traçado eletrocardiográfico durante o exercício físico é o teste de esforço ).  Preencha o relatório de atividades e sintomas corretamente , sempre anotando os respectivos  horários. Sintomas como palpitações , tonturas , sensação de desmaio , desmaio , dor no tórax e falta de ar  deverão ser anotados ( exemplo : palpitações as 14:30 horas em uma reunião de trabalho ).

-Teste ergométrico ou teste de esforço:  o paciente deverá realizar uma refeição leve , no mínimo duas horas antes do exame . Deverá comparecer ao local com roupa apropriada para a prática de exercício físico ( short , moleton , tenis , etc…). Mulheres deverão comparecer ao local do exame com sutiã.  Os medicamentos de uso contínuo poderão ou não ser suspensos , de acordo com a finalidade do exame ( diagnóstico ou para avaliação do tratamento ). Em caso de dúvida , consulte o médico solicitante do exame. Caso seja necessária a suspensão dos medicamentos , o tempo desta suspensão poderá variar de 1 até 30 dias , dependendo do medicamento. Geralmente o médico solicitante ou mesmo a secretária do local aonde será realizado o teste , poderá orientar o paciente neste aspecto .

– Ecocardiograma e suas modalidades: ococadiograma de repouso ( ECOR )  não existe a necessidade de jejum ou outro cuidado específico , como a suspensão de medicamentos. O ecocardiograma de estresse ( ECOSTRESS )  recebe este  nome, porque o coração sofre um "estresse" que torna o seu batimento mais rápido e vigoroso durante o exame . Desta forma , ocorre um aumento do fluxo de sangue até o músculo do coração ( miocárdio ). A fonte deste estresse cardíaco pode ser um esforço físico ( ex : o paciente pedala rápido e depois com o coração ainda acelerado deita na maca para fazer as imagens do exame ) ou a ação de uma droga ( as mais usadas são a dobutamina e depois , o dipiridamol ). Os pacientes que realizarão ECOSTRESS com esforço físico precisam estar com um traje adequado para a realização do mesmo . Geralmente o exame requer a suspensão de medicamentos como os betabloqueadores , bloqueadores dos canais de cálcio e os nitratos . A orientação sobre quais medicações e o tempo de suspensão das mesmas , poderá ser obtida previamente com o médico assistente ou com a secretária do local aonde será realizado o exame. Os pacientes que realizarem ECOSTRESS com drogas , por exemplo pessoas que apresentem dificuldade para fazer esforço físico , deverão estar em jejum de pelo menos 6 horas. O ECOSTRESS com drogas também exige a suspensão prévia de medicamentos , sendo ainda necessária a punção de uma veia para a infusão da substância a ser utilizada . O ecocardiograma transesofágico ( ETE )  consiste em introduzir uma sonda de ultrassom através do esôfago ( de forma similar a uma endoscopia digestiva ) , permitindo uma melhor visualização de certas estruturas cardíacas , próximas ao terço final do esôfago . Para o ETE é necessário jejum absoluto ( inclusive a ingestão de líquido ) de pelo menos 6 horas . É necessário a presença de um acompanhante , pois os pacientes podem permanecer sonolentos após a sedação que é feita para a realização do exame ( geralmente a droga usada é o midazolam ) . O midazolan tem propriedade dissociativa , podendo causar alguma amnésia após sua utilização . Para o ETE não é necessária a suspensão de qualquer medicamento.

– Cintilografia de perfusão miocárdica: não é necessário jejum para o exame. Substâncias contendo cafeína ( café , chá , chimarrão  , refrigerantes  e certos medicamentos para dor de cabeça , como a neosaldina ® ) , deverão ser evitados 48 horas antes do exame. A maioria dos exames de CPM são realizados com um teste de esforço em esteira , por isso é necessário comparecer ao local do exame com um traje adequado ( calção ou moleton e tênis ). Mulheres deverão ir até a clínica de sutiã. O  exame poderá durar um período inteiro do dia ( manhã ou tarde ) ou , mais comumente , ser realizado em duas etapas ,  em períodos distintos ao longo de dois dias . Ao término do exame o paciente poderá sair da clínica dirigindo normalmente. Medicações como betabloqueadores , bloqueadores dos canais de cálcio , nitratos e outras costumam ser suspensas  antes do exame. A orientação sobre qual medicação e por quanto tempo esta deverá ser suspensa , poderá ser fornecida pelo médico assistente ou pela secretária responsável pela marcação e orientação do exame. Exames realizados previamente , que sejam de interesse ( teste de esforço  , ecocardiograma , CPM prévia , etc… ) , deverão ser trazidos no dia da realização da CPM. 

– Monitorização ambulatorial da pressão arterial ( MAPA ): marque o exame para um dia de atividades habituais como  trabalhar , dirigir , atividades domésticas , etc… Deve-se evitar a prática de exercícios físicos durante as 24 horas que precedem o exame.  Venha para o exame de banho tomado e com um cinto ( não será permitido tomar banho durante o exame ).Em caso de uso de medicamentos , trazer a lista dos mesmos com as doses e os horários de tomada.  O paciente deverá ter um dia de atividades habituais. No momento do funcionamento do aparelho  o paciente deverá manter o braço em que está colocado o manguito extendido ao lado do corpo , até que o mesmo seja totalmente desinsuflado. Este processo geralmente ocorre a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos à noite , sendo o processo semelhante a medida da PA no consultório.  Exercícios físicos devem ser evitados durante o exame .O  teste de esforço é o exame específico para avaliar a PA durante o esforço físico.  O dispositivo deverá ser retirado da cintura durante a noite , sendo colocado sob o travesseiro ou em uma cômoda , permanecendo ligado ao manguito pela mangueira de borracha. O manguito poderá ser apertado ou afrouxado durante o exame , conforme a necessidade. É importante que este permaneça sempre acima da prega do cotovelo. Durante à noite , deve-se evitar de dormir sobre o braço em que está colocado o manguito.  O relatório médico deverá ser preenchido corretamente , contando obrigatoriamente com os seguintes ítens: medicamentos ( nome , dose e horário de tomada ),atividades (domésticas , trabalho , reuniões , trânsito , lazer , etc… ) , hábitos ( ingesta de álcool , café e consumo de cigarros ) , período do sono  ( horário que dormiu e acordou , horário de eventuais interrupções durante o sono e avaliação de como foi a qualidade do sono ) e , por último , a ocorrência de sintomas ( tonturas , sensação de desmaio , desmaio , dor de cabeça , etc… ).

-Tilt teste ou teste de inclinação: é necessário jejum de pelo menos 6 horas.  Alguns medicamentos como os betabloqueadores e diuréticos poderão ser suspensos antes do exame. A orientação sobre quais as medicações e por quanto tempo estas deverão ser suspensas antes do exame , poderá ser fornecida pelo médico assistente ou pela secretária responsável pela marcação e orientação do exame. – A duração do exame é cerca de uma hora  e, após o termino deste , o paciente poderá ir embora do local dirigindo.

-Cateterismo cardíaco e cineangiocoronariografia: jejum de pelo menos 6 horas . É necessário a presença de um acompanhante , preferencialmente um familiar , durante o exame.  Medicações de uso habitual  não deverão ser suspensas , exceto os anticoagulantes orais , por 5 a 7 dias, pelo risco de sangramento ( a relação normalizada internacional ou RNI , deverá estar abaixo de 1,5 ) e a metformina  ( medicação para o tratamento do diabete melito ) por 48 horas , pelo risco de interação adversa com o contraste e  lesão renal.   Exames de interesse deverão ser trazidos no dia do CAT ( teste de esforço , cintilografia de perfusão miocárdica , ecocardiograma de estresse  , laudos de CAT ou angioplastia coronariana prévios ) . É importante trazer um laudo cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgia   de ponte de safena previamente , pois  será  útil para que  o hemodinamicista possa saber  quantas e quais  foram as pontes realizadas  .   Pacientes alérgicos a contraste deverão fazer um preparo prévio ao exame com medicações anti-alérgicas  .  Pacientes com disfunção renal , ou com risco de desenvolvê-la , poderão necessitar  de alguma medicação ou internação prévia para hidratação com soro fisiológico , visando minimizar riscos de disfunção renal ocasionada pelo contraste do exame ( este deverá ser de um tipo especial , com menos potencial de lesar o rim ). Pacientes renais crônicos deverão fazer diálise no dia que antecede o exame.

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here