Exercícios de Kegel melhoram a saúde e aumentam o prazer sexual

0
320

O médico alemão Arnoldo Kegel ficou famoso nos anos 50 após receitar para as suas pacientes exercícios físicos visando para fortalecer a musculatura da região vaginal.

Os exercícios Kegel são sugeridos até hoje para melhorar a saúde (previnem a incontinência urinária e a flacidez pós-parto) e também para que a mulher tenha mais prazer sexual (ajudam a aumentar a percepção sobre a região vaginal, aumentando o controle dos movimentos dessa área do corpo).

Como realizar os exercícios de Kegel?

Estes exercícios consistem em contrair os dois músculos principais que atravessam a região pélvica.Para começar a fazer os exercícios de Kegel, é importante descobrir quais são os músculos certos a serem exercitados. Identifique quais são os músculos corretos utilizando um dos seguintes dos três métodos:

– Tente interromper o fluxo de urina quando estiver sentada no vaso sanitário. Se o conseguir fazer, significa que está  utilizando os músculos corretos.

– Imagine que você está  tentando impedir a saída de gases. Contraia os músculos que utilizaria nessa situação. Se você sentir uma sensação de “puxar”, significa que esses são os músculos corretos para os exercícios pélvicos de Kegel.

– Deite-se e coloque o dedo dentro da vagina. Contraia-se como se estivesse tentando interromper a saída de urina. Se sentir o seu dedo apertado, significa que está  contraindo o músculo pélvico correto.

Aspectos importantes dos exercícios de Kegel:

– Não contraia outros músculos ao mesmo tempo. Tenha o cuidado de não contrair o estômago, as pernas ou outros músculos do corpo, pois a contração de músculos errados poderá exercer mais pressão sobre os músculos que controlam a bexiga. Procure contrair apenas o músculo pélvico. Uma respiração adequada é fundamental.

– A repetição é importante, mas não exagere. Quando se preparar para fazer os exercícios de Kegel, procure um local calmo de modo  que  possa se concentrar. Muitas mulheres escolhem o quarto ou o banheiro. Deite-se no chão. Contraia os músculos pélvicos e conte até três. Em seguida, relaxe e conte até três. Repita estes exercícios em séries de 10 a 15 contrações de cada vez.

– Faça os exercícios pélvicos pelo menos três vezes por dia. Diariamente, utilize três posições: deitada, sentada e de pé. Você pode fazer os exercícios deitada no chão, sentada ou de pé na cozinha. Se utilizar as três posições, os músculos ficarão muito mais fortes. Lembre-se que apenas cinco minutos, três vezes por dia, podem fazer toda a diferença ao longo do tempo.

Fonte: Exercising Your Pelvic Muscles- NIH Publication.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here