Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Saúde e bem-estar

Existe tratamento disponível para Influenza A (H1N1) no Brasil? 

Sim. Há um medicamento antiviral (fosfato de oseltamivir) indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e disponível na rede pública de saúde que será usado apenas por recomendação médica, a partir de um protocolo definido pelo Ministério da Saúde.

O remédio só faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas.  Ninguém deve tomar medicamentos sem uma indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência ao vírus.

O Ministério da Saúde conta com um estoque estratégico suficiente para tratamento de casos de influenza A (H1N1). Para uso imediato, há 6.250 tratamentos adultos e 6.250 pediátricos, que estão sendo enviados aos estados de acordo com a necessidade. Além disso, o governo brasileiro possui, acondicionada em tonéis, matéria-prima para 9 milhões de tratamentos. O medicamento bruto está pronto para ser transformado em cápsulas. O inicio do processamento será indicado pelo Ministério da Saúde, conforme a necessidade.

Lembretes:

-Não existe vacina contra esse novo subtipo de vírus da influenza. Há pesquisas em andamento, mas não há previsão para o desenvolvimento desta vacina.

-Embora o nome popular da doença remeta a suínos (gripe suína), não há evidências de que esse novo subtipo de vírus tenha acometido porcos. Portanto, não há risco no contato e consumo de produtos de origem suína. 

"O Portal do Coração alerta: nunca inicie, suspenda ou troque um medicamento sem a autorização prévia de um médico. Estas  atitudes põem a sua saúde em risco".

Fonte:Ministério da Saúde(2009).  

www.portaldocoracao.com.br

Artigos relacionados